A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamentou a morte do arcebispo de Mariana (MG), dom Luciano Mendes de Almeida. Em nota divulgada na noite deste domingo, a instituição diz que o arcebispo era um "servidor e amigo dos pobres".

CARREGANDO :)

Eis a íntegra da nota:

"'A vida dos justos está na mão de Deus' (cf Sb3,1)

Publicidade

A CNBB recebeu com grande pesar a notícia do falecimento de dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, SJ., arcebispo de Mariana. Manifestamos nossa solidariedade aos familiares e parentes de dom Luciano e à Arquidiocese de Mariana, que o teve como pastor durante 19 anos.

Dom Luciano foi Secretário-Geral da CNBB por dois mandatos consecutivos, de 1979 a 1986, e presidente, também por dois mandatos consecutivos, de 1987 a 1994. Seu dinamismo, inteligência privilegiada, dedicação incansável e testemunho de amor à Igreja deixaram marcas profundas na Conferência Episcopal e na Igreja no Brasil. Seu amor aos pobres o fez servidor e amigo dos pobres e defensor zeloso de suas causas. Sua vida de oração e o testemunho de amor a Deus e ao próximo ajudaram muitas pessoas a se aproximarem de Deus.

Ao mesmo tempo que agradecemos a Deus pela vida preciosa de dom Luciano e pelo bem que ele fez à sociedade e à Igreja, entregamos sua existência edificante à mão de Deus, em quem ele sempre confiou; elevamos preces para que lhe seja dada a vida em plenitude na 'casa do Pai' e a recompensa prometida por Jesus aos 'servos bons e fiéis do seu reino' (cf Mt 25,14-23).

Cardeal Geraldo Majella Agnelo, arcebispo de São Salvador da Bahia e presidente da CNBB, dom Antônio Celso de Queirós, bispo de Catanduva e vice-presidente da CNBB, e dom Odilo Pedro Scherer, bispo Auxiliar de São Paulo e secretário-geral da CNBB."

Publicidade