• Carregando...

O governador Roberto Requião disse, ontem, que vai criticar a cobrança de taxa previdenciária dos aposentados diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estará em Curitiba na quarta-feira. O Paraná não está recebendo recursos federais porque a ParanáPrevidência não cobrou a taxa dos aposentados. Lula virá participar do Fórum Futuro 10, promovido pela RPC.

Reeleição – Durante o encontro do diretório municial do PMDB de Curitiba, ontem, o deputado Rafael Greca foi o principal defensor da candidatura de reeleição do governador Roberto Requião. Apesar dos discursos, o governador disse que vai deixar essa decisão para o ano que vem, na convenção do partido.

Ambição – Os planos do Partido Popular Socialista (PPS) para 2006 no Paraná são ambiciosos: eleger Rubens Bueno governador, dobrar a bancada na Assembléia Legislativa e triplicar a da Câmara Federal. O partido tem hoje quatro deputados estaduais e dois federais. Dois dos postulantes à Câmara dos Deputados já estão praticamente definidos: o campeão de votos Ratinho Júnior (que se elegeu pelo PSB e depois migrou para o PPS) e Marcos Isfer.

Bloco na rua – O PPS já mostrou que tem pressa. Foi o primeiro partido a declarar que terá candidato a governador. O "lançamento" de Rubens Bueno ocorreu sábado, em Curitiba, durante o congresso estadual do partido. Faltam quase sete meses para a homologação oficial da candidatura, em convenção estadual, que precisa ocorrer até o final de junho. "Há a necessidade de se começar o trabalho, fazer pesquisas e pré-lançamentos da candidatura", afirmou o deputado Marcos Isfer, para justificar a pressa.

Efeito Ciro Gomes – A primeira resolução aprovada no encontro estadual foi a que pune com a desfiliação os membros do PPS que não apoiarem as candidaturas do partido. A decisão, que ratifica uma disposição do estatuto do partido, é reflexo do efeito Ciro Gomes. Mesmo depois do rompimento formal do PPS com o governo Lula, em abril de 2004, o ministro da Integração permaneceu no governo.

Parlamento – O presidente da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu e da Associação de Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop), Carlos Juliano Budel (PTB), tomou posse na sexta-feira como vice-presidente do Comitê Latino-Americano de Parlamentos Municipais. A entidade, que congrega vereadores de Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, tem como objetivo fortalecer os laços de integração entre os países e buscar soluções conjuntas para os problemas.

Bancada – A nova diretoria do comitê foi eleita em Foz do Iguaçu, durante o Seminário Latino-Americano de Parlamentos Municipais. O evento, que terminou sábado, reuniu mais de 130 vereadores dos quatro países. A maior delegação veio do Uruguai, país que também conquistou a presidência do comitê. Para o cargo foi eleita a vereadora Susana Pereyra, de Montevidéu.

Motoboys – O projeto de lei municipal que trata da regulamentação do moto-frete em Curitiba está aberto a sugestões populares. O projeto é de autoria dos vereadores Mário Celso Cunha (PSDB) e Felipe Braga Côrtes (PMDB). O projeto trata apenas da regulamentação do moto-frete, ou seja transporte de cargas e documentos. Cunha é totalmente contra o transporte de passageiros por motos. Chuva – A bancada de oposição quer investigar a qualidade do asfalto que está sendo usado no Paraná. O deputado Durval Amaral (PFL) questionou um trabalho de restauração feito na rodovia que liga Centenário do Sul a Miraselva. De acordo com o parlamentar, a estrada havia sido restaurada no fim do ano passado, mas está sofrendo nova manutenção agora pelo Departamento de Estradas de Rodagem. "Que restauração foi essa que não agüentou nem as chuvas de verão?"

Atendimento – A Câmara Municipal de Curitiba vota hoje o projeto de lei do vereador Ney Leprevost (PP) estabelecendo que todos os órgãos públicos municipais proporcionem treinamento para servidores darem atendimento personalizado aos portadores de necessidades especiais.

Pinga-fogo

* A votação nesta semana, no Congresso Nacional, da emenda constitucional que acaba com a verticalização das coligações partidárias será acompanhada com atenção por políticos paranaenses

* Muitas conversar informais de alianças dependem da confirmação desta emenda ••• A visita de Lula a Curitiba pode mostrar a quantas anda a intimidade do Presidente da República com o governador

* Aliados nas eleições passadas, podem se estranhar em 2006

* O vereador Ande Passos (PT) foi conferir a situação da superlotação das cadeis públicas em CuritibaNo 1.º Distrito Policial, celas com capacidade para três pessoas, na sexta-feira abrigavam 13 presos

* O vereador Jônatas Pirkiel (PL) sugere ao prefeito Beto Richa a realização de estudos para a isenção das tarifas das ligações à Central de Atendimento da Prefeitura, que atende pelo telefone 156

* Para o parlamentar, não é justo que a comunidade assuma os custos das ligações para encaminhar suas reivindicações e sugestões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]