A Casa Civil e o gabinete do governador Roberto Requião contam com os serviços de nada menos de 513 funcionários comissionados, segundo se pode conferir na lista que o governo do estado publicou no site da Secretaria da Administração em nome do princípio da transparência. O número corresponde a quase um quinto do total de 3.345 servidores contratados para cargos em comissão e distribuídos por todos os órgãos da administração direta do estado, conforme revela, transparentemente, a listagem.
A julgar pelo número de funcionários, o trabalho no Palácio das Araucárias deve ser intenso. Dos 513 lotados na Casa Civil, 285 que ocupam a função de assistente, 83 de assessor, 66 de assessor administrativo, 24 de assessor da Governadoria e 19 de assessor especial. Contam-se também sete secretários especiais e quatro assessores especiais da Governadoria, além de chefes e coordenadores.
O número de servidores diretamente vinculados à estrutura da Casa Civil que engloba a Governadoria e a Ouvidoria do Estado só é inferior ao dos lotados no Fundo Estadual de Saúde (520). O Detran, com 424, e a Secretaria da Segurança, com 356, ocupam a terceira e a quarta posições, respectivamente.
De uma leitura rápida na tabela observa-se a coincidência de sobrenomes de ocupantes dos cargos com os de deputados e outros graduados funcionários ou conhecidos correligionários. Por exemplo: Mello e Silva, Mezzadri, Romanelli, Furiatti, Pessuti, Formighieri...
Consta também da lista da Casa Civil como detentor de um cargo de assessor da Governadoria, símbolo DAS-1, o médico-veterinário Newton Pohl Ribas, ex-secretário da Agricultura. Pelo que se tem notícia, porém, ele atualmente trabalha em Brasília, como assessor do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.
* * * * *
A audiência da TV laranja
Os 22 mil televisores laranjas comprados pela Secretaria da Educação ao custo total de quase R$ 19 milhões não saem da cabeça de alguns deputados inconformados. Ontem, Jocelito Canto um dos três parlamentares que foram ao depósito onde estão estocados há meses 10 mil aparelhos obteve do governo a promessa de que chegará às suas mãos (sabe-se lá quando) as notas fiscais correspondentes à compra. Para simples conferência, diz o deputado.
Outro deputado, o líder da oposição Valdir Rossoni, começa a desconfiar que as tevês não foram ainda distribuídas às escolas porque a Secretaria da Educação teria descoberto que a solução mágica das "entradas USB" item usado como justificativa para o alto preço unitário de R$ 860 não se presta à finalidade anunciada, isto é, a de transferir para o aparelho aulas animadas produzidas em computador.
Enquanto isso, Aírton Bohrer Oppitz, diretor da Cequipel (a fábrica de móveis que vendeu os televisores) esclarece que o atraso de quase dois meses na entrega dos aparelhos se deve às investigações promovidas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.
* * * * * *
Olho vivo
Sem voz 1 Lula chega amanhã para lançar o PAC Saneamento e Urbanização no estado do Paraná. Vai visitar a maior obra dessa área, o Projeto Guarituba, em Piraquara, e lançar o programa na Escola Municipal Henrique de Souza, também em Piraquara.
Sem voz 2 A previsão inicial era a de realizar o evento em Curitiba, no Teatro Guaíra ou no Canal da Música. Mas os planos mudaram porque, em Piraquara, não será necessário dar a palavra a Beto Richa. Gleisi Hoffmann, ao lado do marido Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, vai reinar sozinha no evento.
Nos trilhos 1 Cassio Taniguchi reassumiu sua cadeira de deputado federal ontem, mas na segunda-feira já estará de volta ao cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano de Brasília. A curta permanência na Câmara é apenas para permitir que o DEM (ex-PFL) recupere a escassa maioria que o partido tinha em relação ao PSDB. Nesse período de dois dias, o suplente Aírton Roveda (PPS) fica sem mandato.
Agora é lei Se você costuma ir aos estádios de futebol, vá tratando de aprender os hinos nacional e do Paraná. Cantá-los antes de cada partida será obrigatório, segundo a Lei 15.570 sancionada por Requião e publicada no Diário Oficial do dia 13. A lei ainda depende de regulamentação para ser colocada em prática.
Xô! CPMF A Associação Comercial do Paraná promove hoje, às 10 horas, manifestação na Boca Maldita contra a prorrogação da CPMF. A coordenação do movimento no estado é do deputado Eduardo Sciarra, do DEM.
Agora é lei Jairo Graminho, 80 anos, presidente da União Geral de Bairros de Curitiba e Região Metropolitana, será homenageado por Lula amanhã no lançamento do PAC. Graminho é um dos 513 funcionários comissionados da Casa Civil: ocupa o cargo de assistente, símbolo 5-C.
* * * * * *
"Trata-se de uma medida moralizadora, de transparência absoluta."
Do governador Roberto Requião, elogiando a própria decisão de revelar a lista de funcionários comissionados do governo.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Claudia Leitte e o nome de Jesus: um caso de perseguição religiosa
Deixe sua opinião