• Carregando...

A Casa Civil e o gabinete do governador Roberto Requião contam com os serviços de nada menos de 513 funcionários comissionados, segundo se pode conferir na lista que o governo do estado publicou no site da Secretaria da Administração em nome do princípio da transparência. O número corresponde a quase um quinto do total de 3.345 servidores contratados para cargos em comissão e distribuídos por todos os órgãos da administração direta do estado, conforme revela, transparentemente, a listagem.

A julgar pelo número de funcionários, o trabalho no Palácio das Araucárias deve ser intenso. Dos 513 lotados na Casa Civil, 285 que ocupam a função de assistente, 83 de assessor, 66 de assessor administrativo, 24 de assessor da Governadoria e 19 de assessor especial. Contam-se também sete secretários especiais e quatro assessores especiais da Governadoria, além de chefes e coordenadores.

O número de servidores diretamente vinculados à estrutura da Casa Civil – que engloba a Governadoria e a Ouvidoria do Estado – só é inferior ao dos lotados no Fundo Estadual de Saúde (520). O Detran, com 424, e a Secretaria da Segurança, com 356, ocupam a terceira e a quarta posições, respectivamente.

De uma leitura rápida na tabela observa-se a coincidência de sobrenomes de ocupantes dos cargos com os de deputados e outros graduados funcionários ou conhecidos correligionários. Por exemplo: Mello e Silva, Mezzadri, Romanelli, Furiatti, Pessuti, Formighieri...

Consta também da lista da Casa Civil como detentor de um cargo de assessor da Governadoria, símbolo DAS-1, o médico-veterinário Newton Pohl Ribas, ex-secretário da Agricultura. Pelo que se tem notícia, porém, ele atualmente trabalha em Brasília, como assessor do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes.

* * * * *

A audiência da TV laranja

Os 22 mil televisores laranjas comprados pela Secretaria da Educação ao custo total de quase R$ 19 milhões não saem da cabeça de alguns deputados inconformados. Ontem, Jocelito Canto – um dos três parlamentares que foram ao depósito onde estão estocados há meses 10 mil aparelhos – obteve do governo a promessa de que chegará às suas mãos (sabe-se lá quando) as notas fiscais correspondentes à compra. Para simples conferência, diz o deputado.

Outro deputado, o líder da oposição Valdir Rossoni, começa a desconfiar que as tevês não foram ainda distribuídas às escolas porque a Secretaria da Educação teria descoberto que a solução mágica das "entradas USB" – item usado como justificativa para o alto preço unitário de R$ 860 – não se presta à finalidade anunciada, isto é, a de transferir para o aparelho aulas animadas produzidas em computador.

Enquanto isso, Aírton Bohrer Oppitz, diretor da Cequipel (a fábrica de móveis que vendeu os televisores) esclarece que o atraso de quase dois meses na entrega dos aparelhos se deve às investigações promovidas pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.

* * * * * *

Olho vivo

Sem voz 1 – Lula chega amanhã para lançar o PAC Saneamento e Urbanização no estado do Paraná. Vai visitar a maior obra dessa área, o Projeto Guarituba, em Piraquara, e lançar o programa na Escola Municipal Henrique de Souza, também em Piraquara.

Sem voz 2 – A previsão inicial era a de realizar o evento em Curitiba, no Teatro Guaíra ou no Canal da Música. Mas os planos mudaram porque, em Piraquara, não será necessário dar a palavra a Beto Richa. Gleisi Hoffmann, ao lado do marido Paulo Bernardo, ministro do Planejamento, vai reinar sozinha no evento.

Nos trilhos 1 – Cassio Taniguchi reassumiu sua cadeira de deputado federal ontem, mas na segunda-feira já estará de volta ao cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano de Brasília. A curta permanência na Câmara é apenas para permitir que o DEM (ex-PFL) recupere a escassa maioria que o partido tinha em relação ao PSDB. Nesse período de dois dias, o suplente Aírton Roveda (PPS) fica sem mandato.

Agora é lei – Se você costuma ir aos estádios de futebol, vá tratando de aprender os hinos nacional e do Paraná. Cantá-los antes de cada partida será obrigatório, segundo a Lei 15.570 sancionada por Requião e publicada no Diário Oficial do dia 13. A lei ainda depende de regulamentação para ser colocada em prática.

Xô! CPMF – A Associação Comercial do Paraná promove hoje, às 10 horas, manifestação na Boca Maldita contra a prorrogação da CPMF. A coordenação do movimento no estado é do deputado Eduardo Sciarra, do DEM.

Agora é lei – Jairo Graminho, 80 anos, presidente da União Geral de Bairros de Curitiba e Região Metropolitana, será homenageado por Lula amanhã no lançamento do PAC. Graminho é um dos 513 funcionários comissionados da Casa Civil: ocupa o cargo de assistente, símbolo 5-C.

* * * * * *

"Trata-se de uma medida moralizadora, de transparência absoluta."

Do governador Roberto Requião, elogiando a própria decisão de revelar a lista de funcionários comissionados do governo.

celso@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]