Olho vivo

Promessa

A promessa de que Curitiba terá um metrô subiu de escalão – passou da não cumprida pelo ex-prefeito Beto Richa para o nível do presidenciável José Serra. Se eleito, disse ele ontem em Porto Alegre, que pretende investir R$ 45 bilhões na implantação de metrôs em várias capitais, dentre as quais Curitiba.

Em família 1

Outro membro da família Requião – sempre a família! – que tenta esclarecer o destino que tomaram os móveis do Escritório de Representação do Paraná em Brasília. Segundo Lúcia Arruda, irmã de Requião e presidente do Provopar, o antigo mobiliário pode ser encontrado no museu da Sanepar. Explica: por tradição, móveis e equipamentos do governo que caíssem em desuso por avarias ou por desnecessários eram doados ao Provopar que, por sua vez, os doava a instituições ou vendia para obter renda. Nesse caso, porém, preferiu destiná-los ao museu.

Em família 2

Lúcia Arrudacertamente se refere aos móveis antigos, mas não é apenas sobre eles que paira curiosidade. Quer se saber o que foi feito dos móveis novos que substituíram os velhos a partir da posse, como secretário-chefe do Escritório, do irmão Eduardo Requião. Segundo consta, a repartição foi redecorada graças a doações de empresas que operam no Porto de Paranaguá. Eduardo, no entanto, quando deixou a repartição, levou consigo os móveis novos e equipamentos, alegando serem de propriedade dele e da mulher.

Em família 3

A bancada de oposição na Assembleia está interessada em esclarecer este assunto e vai propor, na semana que vem, um pedido de informações endereçado ao governo do estado. O tema chamou a atenção também do Ministério Público Estadual, que decidiu instaurar um procedimento investigatório específico – fora aquele que está em curso que busca saber a origem dos dólares furtados de um armário da casa do ex-superintendente do porto.

CARREGANDO :)

Os eleitores de Jaime Lerner – sabe-se lá quantos são hoje em dia – estão dispensados de votar em qualquer dos dois principais candidatos ao governo do estado. A "autorização" foi dada pelo próprio ao final de um texto que o ex-governador distribuiu entre amigos e ex-colaboradores. Sob o título de "Atestado", o texto oferece um "atestado de não lernistas" aos que se acharem incomodados com eventuais acusações de que são ou teriam sido ligados a ele.

Lerner responde assim, com ironia, ao fato de ter sido colocado, neste início de campanha, como centro de uma discussão pública entre Beto Richa e Osmar Dias – cada qual tentando negar os próprios vínculos e imputar ao outro históricas ligações com a pessoa, com o ideário ou com atos praticados pelo ex-prefeito de Curitiba e ex-governador do Paraná.

Publicidade

O debate entre os candidatos envolve algumas das mais polêmicas iniciativas que marcaram os oito anos em que Jaime Lerner esteve no comando do estado: a criação do pedágio, a venda do Banestado e a tentativa de privatização da Copel. Interessante é que, nestes assuntos, Beto Richa e Osmar Dias, ao invés de se diferenciarem, tornam-se iguais – ambos condenam o pedágio e prometem proteger as estatais da cobiça privada.

Eis a íntegra do atestado de não lernista:

"Sempre que chega o período eleitoral, a ordem entre os candidatos é de se descolar de qualquer político ou coisa que seja polêmica ou que tenha reações contrárias, sem levar em conta todas as coisas positivas às quais esses políticos também se associaram.

Beto Richa não precisa jurar que não é lernista; Osmar Dias também não. Vou facilitar a vida de vocês e de seus marqueteiros. Estou emitindo atestados de 'não lernistas'. Podem apanhá-los na chapelaria.

Digo chapelaria porque certamente o chapéu de Curitiba fornecerá muitos votos. Herdou-se uma cidade que é referência no mundo todo, apesar de todas as suas carências e mazelas.

Publicidade

E ao Estado a que se candidatam, também creio ter dado alguma contribuição, como a onda de industrialização que multiplicou empregos e arrecadação.

Espero que o atestado de 'não lernista' possa contribuir para que os ilustres candidatos aproveitem melhor a campanha, com mais propostas e menos sofismas.

E que tenham a coerência de pedir aos lernistas que não votem neles."

* * * * *

"Experimente acaramelada. Talvez seja o que falta para despertar sua inteligência."

Publicidade

De Requião, aconselhando um seguidor do Twitter a saborear mamona doce