Muito embora oficialmente o evento seja nacional e com a finalidade exclusiva de debater agricultura e agronegócio, o seminário que o PSDB promove em Foz do Iguaçu no próximo dia 5 está sendo cuidadosamente preparado para ser palco iluminado da candidatura do prefeito Beto Richa ao governo estadual.
Promete comparecer ao seminário gente do porte dos presidenciáveis José Serra e Aécio Neves, a cúpula nacional e outros notáveis do partido, além, é claro, do próprio Richa hoje bem credenciado para representar o tucanato na briga pelo Palácio Iguaçu.
Com essa turma toda sob os holofotes, pretendia-se criar um fato político importante: pelas mãos de Beto Richa, seria entronizado no partido o ex-governador Paulo Pimentel. Embora sem mandato, mas detentor de alto poder de fogo político, que exerce por meio de seus jornais, Pimentel se tornaria um dos símbolos do crescimento de adesões à pretensão de Beto.
A filiação do ex-governador ao PSDB chegou a ser anunciada como certa. De fato, na manhã de ontem, o presidente estadual tucano, deputado Valdir Rossoni, visitou-o para oficializar o convite e saiu de lá com uma avaliação positiva sobre os resultados do encontro.
No fim da tarde, porém, Pimentel informou à coluna que, embora tenha interpretado o convite como uma valorização ao seu nome, prefere manter-se distante da atividade partidária. E que não assinaria a ficha de filiação, nem em Foz do Iguaçu e nem em Curitiba. Mas, isto sim, continuará na trincheira do jornalismo, fazendo oposição aos métodos autoritários do "inquilino do Canguiri", como costuma se referir ao ex-amigo e companheiro Roberto Requião.
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Só naviozinhos em Paranaguá
O milionário mercado internacional de contratações de navios para transportar granéis já está sofrendo abalos em razão da já reconhecida impossibilidade de ser concluída a dragagem de Paranaguá. Muitos contratos estão sendo revistos, com prejuízo para os exportadores e gerando problemas operacionais para as companhias de navegação.
O sistema funciona mais ou menos assim: interessados em diminuir custos, os exportadores preferem contratar navios de maior porte, capazes de numa só viagem transportar o máximo possível. Navios grandes, porém, exigem calados igualmente maiores.
Dada a promessa do governo de que o calado do canal da Galheta seria aprofundado de 10 para 12 metros até meados deste mês de maio, foram firmados contratos prévios com embarcações compatíveis à profundidade mais favorável.
Como se sabe, porém, já está caracterizado o insucesso da campanha de dragagem, que prometia fazer o serviço em 100 dias contados desde o início de fevereiro passado. A draga HAM, no entanto, com motores avariados, ficou a maior parte do tempo parada. Conseguiu remover apenas 34% do lodo acumulado. E o calado reconhecido pela Marinha continua sendo de pouco mais de 10 metros.
Diante disso, o jeito é dispensar os navios maiores já contratados e procurar outros, menores. O que significa custos de transporte mais elevados. Esse custo sai do bolso de quem? Do produtor rural, que recebe menos pelos produtos que entrega à exportação pelo porto de Paranaguá.
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Olho vivo
Gestão 1
A bancada do PT na Câmara de Vereadores não ficou convencida com a suposta economia de recursos anunciada pela prefeitura. Ao informar os resultados do primeiro quadrimestre de vigência dos "contratos de gestão" que firmou com sua equipe, o prefeito Beto Richa afirmou que os gastos foram reduzidos em consideráveis R$ 158 milhões. Logo, a meta de economia teria sido cumprida.
Gestão 2
Os vereadores contestam. Segundo eles, não houve economia: a arrecadação diminuiu neste ano 7% em relação ao mesmo período do ano passado, mas as despesas foram maiores do que as registradas em 2008.
Gestão 3
A oposição pretende obter esclarecimentos sobre essa suposta contradição. E vai mais longe: por sugestão do vereador Pedro Paulo, quer que a prefeitura crie uma controladoria independente. Atualmente, a estrutura administrativa já contempla esse setor, mas está vinculada à secretaria municipal da Fazenda e trabalha sob sua orientação.
Algemas
Hoje tem manifestação em União da Vitória. Sob o lema "Preservação sim, algemas não", madeireiros da região vão protestar contra o que consideram uma truculência praticada há pouco tempo: um grande empresário do ramo foi preso e algemado sob acusação de desmate ilegal. Industrial da madeira na região, o deputado Valdir Rossoni é um dos líderes do ato publico.
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