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Escritório sem lei

Não havia chegado até a última sexta-feira à Assembleia Legislativa a proposta para mudar a natureza do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, possivelmente para uma secretaria estadual. No mês passado, o governo paranaense havia prometido encaminhar, até o fim de fevereiro, um projeto de lei sobre o tema. Esse seria o primeiro passo para reestruturar o órgão.

Mais recursos

A mudança de status seria a saída para destinar mais recursos para o escritório. A reestruturação foi uma sugestão que partiu do ex-secretário Alceni Guerra, exonerado do cargo no dia 12 de janeiro.

Atualmente, o órgão não tem orçamento próprio e é vinculado à Casa Civil. No ano passado, o Tribunal de Contas do Paraná (TC) apontou uma série de irregularidades nos repasses feitos ao Escritório.

Convênios suspeitos

Pelo menos desde 1991 a Representação do Paraná em Brasília recebeu recursos por meio de convênios com empresas estatais, como Copel e Sanepar.

Segundo investigação do TC, os gastos feitos em 2009 durante a gestão Eduardo Requião ocorreram "sem obediência às normas legais" e "quase na informalidade".

No ano passado, todos os repasses por meio de convênios foram suspensos.

É preciso dar desconto ao ­­­­pri­­­meiro ano de um go­­verno. O gestor recém-che­­­­gado pega o orçamento montado pelo antecessor, tem de arrumar a casa, se aprumar na ca­­deira de chefe. A herança pode até não ser tão maldita como muitos tentam descrever, mas se trata mes­­mo de um período complicado.

No segundo ano, a história é outra. Como acabou o carnaval, começou a hora de Dilma Rous­­seff e Beto Richa mostrarem para valer a que vieram. As promessas de campanha têm de sair do pa­­pel.

No Paraná, Richa orgulha-se de ter aproveitado o início do mandato para criar um ambiente de "diálogo", mais favorável aos investimentos da iniciativa privada. É bom, mas é pouco. Para quem não lembra, em 2010 ele havia prometido um aumento de 26% para os professores, a contratação de 5 mil policiais e a construção de 22 novos centros de especialidades médicas.

Até agora o reajuste do magistério foi de menos da metade (12,79%). Em 2011, foi autorizada a admissão de 3,2 mil policiais. Na área de saúde, a situação vai ter de andar na marra, graças à regulamentação da Emenda 29.

Já Dilma havia se comprometido a levantar mais 2 milhões de moradias pelo programa Mi­­nha Casa, Minha Vida, construir 500 Unidades de Pronto Atendi­­mento de Saúde (UPAs) e manter o controle da inflação. Até de­­zembro de 2011, haviam sido fe­­chados 354 mil contratos para construção de novas residências e foram inauguradas 30 UPAs. Já a inflação ficou em 6,5% ao longo do ano passado, exatamente no teto da meta.

A medir pela popularidade atual dos dois governos, parece que os eleitores já deram o desconto devido ao ano inaugural. Mas será que eles pararam para pensar no que realmente foi colocado em prática por Richa e Dil­­ma? Aí vem o outro lado da moeda, menos racional: ambos ainda conservam um certo encantamento, aquela coisa de início de namoro.

Após dois mandatos, havia um desgaste natural das imagens de Lula e Roberto Requião. Dilma não é afável e carismática como o ex-presidente, mas tem um discurso menos populista e mais prag­­mático. E Richa é uma figura in­­discutivelmente mais leve que Requião.

Apesar disso, atuais presidente e governador devem grande parte do "sucesso" momentâneo aos antecessores. Dados do Ca­­das­­tro Geral de Empregados e Desem­­pregados divulgados na semana passada comprovam que a maré continua positiva. Com emprego em alta, o que não acontece do dia para a noite, fica difícil a avaliação cair.

A questão é saber se os dois vão aproveitar a onda de agora em diante e ir mais longe. Brasileiros (e paranaenses) que tiveram o gos­­tinho de ascender socialmente nos últimos anos não querem mais saber de estagnação. Cabe ao Estado orientar (ou pelo menos não atrapalhar) esse crescimento.

As barreiras de sempre, no en­­tanto, continuam onde sempre estiveram: carga tributária elevada, corrupção, patrimonialismo, etc. Seria ótimo se Dilma e Richa usassem suas respectivas popularidades para rompê-las. Aí sim eles entrariam para história.

Essa, infelizmente, ainda é uma segunda etapa. Por enquanto, a obrigação é entregar o feijão com arroz das promessas feitas durante a campanha. Mas cobrar uma sobremesa não custa nada.

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