O presidente Lula sempre teve na Região Sul do país os seus piores índices de avaliação e intenção de voto. Mas está com a aprovação tão em alta mesmo para os padrões paranaenses que não faltam candidatos tentando aproveitar a onda. Em Foz do Iguaçu, a Justiça Eleitoral proibiu o prefeito Paulo Mac Donald (PDT) de usar a imagem do presidente nas propagandas eleitorais da reeleição. O pedido judicial foi feito pelo PT. Agora, Lula é "exclusivo" para o candidato petista Dilto Vitorassi.
Motivo
De acordo com a pesquisa Ibope/RPC/Gazeta do Povo, divulgada há duas semanas, dentre as principais cidades do Paraná, Foz do Iguaçu é onde Lula tem a melhor avaliação com 63% dos consultados qualificando a gestão do presidente como boa ou ótima.
Pendulares
Pelo menos três municípios da região de Umuarama têm situações parecidas envolvendo médicos na campanha eleitoral. Elias Pereira da Silva (PV) passou os últimos anos atendendo pacientes em Cafelândia e agora é candidato a prefeito de Alto Piquiri; Jessé Batista Correa (PSL) é medico em Moreira Sales, mas está na disputa pela prefeitura de Maria Helena; e Décio Jardim (PSB) atende a comunidade de Terra Boa, porém disputa a prefeitura de Xambrê. Os três já foram prefeitos nas cidades em que estão em campanha.
Politicamente correto
Candidato a prefeito de Apucarana pelo PMN, Mirinho Moysés empregou ao menos dez cadeirantes, que ficam em pontos estratégicos da cidade segurando banners. Outra ação inovadora foi a troca dos carros por "triciclos de som", que também carregam outdoors ambulantes.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas