| Foto:

Se a campanha eleitoral não ganhou as ruas na maioria das cidades, em algumas chega a atrapalhar o trânsito. Em Colombo, há tantas pessoas segurando bandeiras nas principais ruas do município que parece que a disputa já está na reta final. Apenas dois candidatos disputam a prefeitura e para cada bandeira de J. Camargo (PSC) há uma da Beti Pavin (PMDB). Nos finais de semana, os militantes contratados chegam às centenas, tomando as calçadas.

CARREGANDO :)

Candidatos desconhecidos

Com quase 100 mil habitantes, Umuarama não possui um canal aberto de televisão. Tem apenas repetidoras. Os moradores recebem a programação do horário eleitoral de Paranavaí, Cascavel, Maringá, Apucarana e Curitiba. Para o eleitor de Umuarama resta a opção de conhecer as propostas dos candidatos no horário eleitoral do rádio.

Publicidade

Metamorfose

Em Campo Largo, tucano virou borboleta. Não se trata de um caso de mutação na natureza. É que o candidato Affonso Portugal Guimarães, do PSDB, usa o desenho do inseto na propaganda eleitoral.

Programa animal

Na disputa pela prefeitura de Ponta Grossa, o candidato Sandro Alex (PPS) apareceu no programa eleitoral ao lado de um cão estilizado (na verdade, de uma pessoa fantasiada de cachorro). Rex tem a função, reconhecem os coordenadores da campanha, de entreter a criançada nos bairros. Além disso, seria o símbolo do compromisso assumido com entidades de defesa animal de implantar programas para controlar a população canina nas ruas da cidade.

De molho

Publicidade

O candidato à prefeitura de Campina Grande do Sul, Luiz Assunção (PSB), vai ficar em casa até o final da campanha. Ele quebrou os ossos da bacia ao tentar fugir de um assalto – diz a polícia – saindo pela janela do segundo andar do prédio onde estava, há duas semanas. Assunção não poderá andar por um mês e meio. O grupo que o apóia decidiu manter a busca pelo voto dos eleitores, enquanto o candidato se recupera em casa.

Exemplo

"A Humildade faz a diferença" é o nome escolhido para a coligação encabeçada pelo candidato Jurandir Yamagami (DEM), que concorre à prefeitura de Abatiá. É raro encontrar um político que adota a humildade como bandeira...

Crime

Três rapazes foram detidos na manhã de ontem, em Londrina, enquanto distribuíam material de propaganda contra o candidato a prefeito Barbosa Neto (PDT). Eram reproduções de reportagens do jornal Correio Braziliense. Os jovens foram detidos pela Polícia Militar e levados para a sede da Polícia Federal, onde foram ouvidos e liberados. Um candidato a vereador pelo PSDB, Gustavo Silva Castro, assumiu que era o responsável pela confecção e distribuição dos panfletos.

Publicidade

* * * * * *

Esta coluna é publicada nas segundas-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras.