Avante, soldados, para trás! é o título de um romance de Deonísio da Silva e também a frase que me vem à mente ao observar como nossos candidatos a prefeito usam a internet. Querem estar sintonizados com a modernidade, mas dão dois passos para trás. Os sites deveriam funcionar como ferramenta para atrair e conquistar eleitores. Mas a força da web é subestimada. Basta pensar no imenso contingente de eleitores que vivem em núcleos urbanos e estão conectados diariamente à net. Para toda essa gente, o que há de novo ou interessante nesses endereços eletrônicos?
Mais uma vez, seremos inundados por santinhos, panfletos e jornais de campanha, num imenso, repetitivo e retrógrado desperdício de papel e recursos. Por falar em recursos, uma rápida navegada pelos sites mostra que o investimento em pessoal para montar e produzir conteúdo dos endereços eletrônicos é mínimo, comparado ao que se gasta na campanha de tevê.
Tudo igual
Os sites de Beto, Gleisi, Fábio Camargo, Reitor Moreira, Gomyde e Bruno Meirinho são praticamente iguais no formato. (Maurício Furtado e Lauro Rodrigues ainda não têm endereços eletrônicos oficiais, mas este último "bombou" involuntariamente no Youtube com o vídeo de suas pifadas durante o debate na Band). Os blogs dos candidatos são mal aproveitados. Poderiam funcionar como um excelente canal de comunicação, mas parecem redigidos por robôs, de tão frios, desinteressantes e repetitivos.
Quem teria interesse em acessar esses endereços diariamente? Muito mais bacana é acompanhar a internet "marginal": vídeos no Youtube, blogs de comentaristas políticos e jornalistas, sites e blogs paralelos, comunidades no Orkut.
Obamania e internet
Para encerrar esta primeira coluna, uma observação. Barack Obama continua bombando a "obamania" nos EUA e mundo afora porque sabe usar a internet e o potencial da rede. Pesquisa da Nielsen Online revela que o site do candidato democrata teve 2,3 milhões de visitantes únicos em maio, enquanto o do republicano ficou com 536 mil. O que Obama e sua equipe fazem de novo ou diferente? Na próxima coluna eu conto.
Em tempo
Quer conferir os sites dos candidatos à prefeitura de Curitiba? Aí estão:
E o do Obama é:
* Bia Morais é jornalista e escreve aos sábados.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Deixe sua opinião