• Carregando...

Nos bastidores, segue o baile da sucessão. Todas as possibilidades continuam abertas no arraial do PDT de Osmar Dias, que procura um par.

O PMDB de Requião e seus aliados no PSDB trabalham na direção inversa. Fazem de tudo para impedir que Osmar Dias tenha com quem dançar.

Ontem foi um dia intenso de conchavos em todos os arraiais. No fim do dia, o irmão de Requião, Maurício, sentou-se com Osmar na esquina. Tocaram concertina e dançaram sol-e-dó.

Sabem os dois que tudo depende de entendimentos intermediários com os partidos que andam sem rumo, disponíveis para casamentos de circunstância ou frete. São esses partidos que podem oferecer tempo de rádio e tevê, decisivos para a dignidade da campanha de Osmar Dias.

Os resultados de ontem. O PSB de Severino Araújo decidiu que não fecha com Osmar Dias, que assim passou a depender mais do que nunca da disposição do PP, onde há controvérsias.

O PP de Nelson Meurer, Ney Leprevost, incluído José Janene, prefere aliança com o PSDB que vai com Requião. Já o PP de Ricardo Barros e cia. tem simpatia por Osmar Dias. No meio desse imbróglio fica Dilceu Sperafico, que já saboreou os prazeres da mesa do Cangüiri, mas não quer dividir o partido.

Outra hipótese para estofar a candidatura de Osmar Dias seria a adesão do PTB. Ontem, os Simões almoçaram com o governador e desmentiram a boataria de que iriam com a candidatura de Osmar. Querem, sim, uma aliança na proporcional. Mas juram de pés juntos que para o governo defendem a reeleição.

Osmar Dias procura espaços. O PMDB e o PSDB de Requião procuram sufocá-lo e ao mesmo tempo propõem novos acordos, acenam com o futuro promissor, entendimentos que podem alcançar 2010. Osmar tem até sexta-feira para decidir e a cada dia que passa seu cacife aumenta para as negociações. O resto, bem, o resto é pura simulação.

Ampulheta – Ontem, os líderes do PP eram aguardados em Curitiba com ansiedade, tanto no parreiral do PMDB, quanto na horta do PDT. Nunca, antes, Dilceu Sperafico, Ricardo Barros e Nelson Meurer foram tão disputados e paparicados.

Convenção do PT – Tudo aconteceu, ontem, como o esperado. Inclusive o discurso um tanto soporífero do candidato ao governo, Flávio Arns, que os marqueteiros do PT pretendem modificar. "Imaginem o Arns com a garra do Figo", dizia um deles.

Ecumênico – Na festa de casamento da filha do empreiteiro José Maria Muller, no sábado, estavam todas as correntes políticas do Paraná. Não perderam a oportunidade para troca de farpas e conchavos.

Ponte – O deputado Alexandre Curi e o governador Requião inauguraram a ponte governador Antônio Anibelli sobre o Rio Ivaí, entre os municípios de Tapira e Santa Mônica, no Noroeste do Paraná. A ponte atende mais de um milhão de pessoas de 30 municípios.

Matinada – As sessões de hoje e amanhã da Câmara de Curitiba foram transferidas da tarde para a manhã. Segundo o presidente João Cláudio Derosso, a mudança dará mais tempo para que os vereadores votem a LDO e apreciem as 220 emendas do projeto para o ano de 2007.

Rua – Para resolver problemas de acidentes na Avenida Juscelino Kubitschek, em Curitiba, o vereador Ney Leprevost propõe a construção de uma quarta pista. Mas Leprevost sabe que a obra só sai do papel se for formada uma parceria com a iniciativa privada.

Fiscalização – Em Guarapuava, auditores fiscais da DRT encontraram 13 trabalhadores em regime de semi-escravidão. Junto descobriram menores de idade trabalhando em madeireiras.

Reforma da política – O empresário Rodrigo Rocha Loures, da Nutrimental, teve sua candidatura a deputado federal homologada no sábado na convenção do PMDB, em Curitiba. Anuncia que defenderá a renovação no Congresso Nacional. "Mais que a reforma política, precisamos fazer a reforma da política".

Com Arns e Lula – O PC do B diz que pretende ir de Lula e Flávio Arns. Em convenção no fim de semana, os comunistas esperam a posição nacional antes de montar um comitê pró-PT. "Só não fechamos a aliança ainda por causa da decisão nacional, que acontece na quinta-feira", diz Elton Barz, presidente do PC do B.

Sedução – Para Gleisi Hoffmann, o PC do B é fundamental nas eleições de 2006. "São companheiros históricos nas alianças eleitorais e também nas lutas pela emancipação e liberdade do povo brasileiro", afirma Gleisi.

Não ofende – O PP vai resistir ao assédio até o dia 30 ou se entrega antes?

Farpa – "Vamos lutar pela vitória na eleição do jeito que Portugal lutou ontem para vencer a Holanda", disse Augustinho Zucchi, do PDT de Osmar Dias.

As boas – Inaugurado o Hospital Regional do Noroeste, em Paranavaí que beneficiará 250 mil habitantes. O novo hospital oferece um número maior de leitos para a região, que passa para 83, sendo 10 UTIs.

As más – A Ocepar registra quebra de 17% na safrinha de trigo e de 20% na de milho. A culpada é a estiagem de quase 70 dias. O cenário pode piorar se gear.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]