Uma densa cortina de fumaça foi lançada no Centro Cívico para confundir o distinto público e fazer parecer que todos os gatos são pardos.
Resta saber se o eleitor vai nessa ou se saberá distinguir os personagens desta trama que não ata nem desata porque cada qual quer mesmo é salvar a pele ou construir o seu projeto pessoal de poder.
Vamos as últimas variações sobre o mesmo tema. Não faltassem alternativas aos tucanos, surgiu agora a quarta hipótese, urdida e elaborada em arraiais do senador Alvaro Dias.
Propõe que o PSDB não tenha candidato a governador. Isto é, cada tucano escolherá seu caminho. Uns com Requião, outros com Rubens Bueno, outros, até, sem ninguém para governador. E assim não há briga no poleiro.
Agora, os tucanos devem escolher entre a candidatura própria, o apoio a Requião, o apoio a Rubens Bueno e a ausência de candidato e aliança. É demais para o coração da torcida.
Quanto à candidatura de Osmar Dias ao governo, hoje teremos novidades. O senador deverá falar, promete a entourage. Mas também há controvérsias sobre a fala do cacique local do PDT. Uns dizem que ele será candidato ao governo, animado pela hipótese de um segundo turno contra Requião.
Mas a turma que sabe dos segredos do PDT garante que hoje Osmar Dias dirá aquilo que todo mundo já espera que diga. Ou seja, anunciará que não é candidato. O que justificaria a conversa do deputado Augustinho Zucchi, ontem, no início da noite, com o governador Requião.
Na planície, as oposições aguardavam os últimos entendimentos. Rubens Bueno também torce pelo maior número de candidatos para frustrar a reeleição do governador na primeira rodada.
Nessa linha, até o petista Flávio Arns é saudado pela rapaziada de bombordo como boa contribuição ao bloco dos que torcem pelo segundo turno.
No PMDB, as primeiras preocupações com a constatação de que há adesões em demasia e que isso pode prejudicar a eleição de alguns candidatos a deputado do partido. Mas esse é um problema secundário para Requião e sua armata.
Pergunta fatal Um tucano experiente diz que as negociações com o PMDB dependem agora da resposta que o governador Requião dará a uma pergunta considerada fundamental por Tasso Jereissati: O senhor se sente confortável em ter Geraldo Alckmin em toda a sua propaganda e em todos os atos de sua campanha.
Torcida do Hermas "Se o Hermas Brandão for o vice-governador, vou trabalhar de mangas arregaçadas para a reeleição de Requião", afirma Ney Leprevost, que acredita que a aliança entre PSDB, PMDB e PP no Paraná poderá garantir a vitória de Geraldo Alckmin no estado.
Defenestrado do PMDB João Arruda, presidente da JPMDB, pediu formalmente a executiva do PMDB a exclusão do nome de José Borba da lista dos pré-candidatos à Câmara dos Deputados pelo partido.
Ippuc no Canadá O presidente do Ippuc, Luís Henrique Cavalcanti Fragomeni, está em Vancouver, no Canadá, onde participa da Plus Networking, Rede Eletrônica de Cidades Sustentáveis da qual o Ippuc faz parte, com o tema Parceiros para a Sustentabilidade Urbana a Longo Prazo.
Sem jetom Uma comissão de deputados analisará o projeto de emenda constitucional que reduz o recesso parlamentar de 90 para 55 dias, da mesma forma que vigora na Câmara dos Deputados. Na esteira, o deputado Tadeu Veneri, do PT, defende o fim do pagamento das sessões quando houver convocação extraordinária durante o recesso legislativo. Mais empregos O Paraná gerou 13.468 novos empregos em maio. Segundo o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, os setores que apresentaram crescimento foram o da alimentação, construção civil, comércio varejista, agricultura e silvicultura.
Clima de campanha O vereador André Passos, do PT, na defesa do governo do presidente Lula, deu soco na bancada da tribuna e elevou a voz. Ficou estomagado quando o vereador Stephanes Jr., do PMDB, disse que o PT passou 20 anos atrapalhando o crescimento do Brasil e quando chegou ao poder fez o pior governo da história.
Estacionamento grátis O projeto que exige gratuidade nos estacionamentos de shoppings começou com o deputado Antônio Anibelli, do PMDB, e ganhou a adesão de Augustinho Zucchi, do PDT. Os dois estão convencidos de que a iniciativa é em defesa da economia popular e vai vingar.
Farpa "Nada do que Osmar Dias disser agora será surpresa, pois ele já anunciou todas as alternativas nos últimos meses", diz Durval Amaral, do PFL.
Não ofende Requião se sente confortável ao lado do candidato Geraldo Alckmin?
As boas O Paraná ocupa a primeira posição no ranking da produção de papel e celulose da Região Sul e é o segundo maior produtor de papel do país. As más As exportações paranaenses totalizaram US$ 699 milhões em maio. O resultado representa um recuo de 22,51% em relação a 2005, quando o estado exportou US$ 902 milhões.
Deixe sua opinião