Envolvidos em seu jogo arlequinesco, os tucanos nativos já não acreditam em mais nada, nem mesmo em suas próprias declarações.

CARREGANDO :)

O que foi dito ontem desmente a declaração de antes de ontem. Mas poderá ser verdade amanhã, dependendo das circunstâncias e das conveniências.

A única certeza de todos é a de que o PSDB tenta, de todas as maneiras, uma aproximação com o PMDB de Requião, por mais que isso constranja a turma do poleiro. Em nome, é claro, da saúde da candidatura de Geraldo Alckmin à presidência.

Publicidade

Por mais que não goste, o presidente estadual Valdir Rossoni não esconde que há negociações nos bastidores. E até cobra reciprocidade do governador Requião.

"Estranho é que em nenhum momento o Requião disse que vai apoiar o Geraldo Alckmin. É preciso que fique claro que tipo de jogo o governador e a oposição estão jogando", diz Rossoni aos que alegam que uma aliança do PSDB com o PMDB no Paraná seria vantajosa para o candidato presidencial.

Já o senador Alvaro Dias, do PSDB, diz que não declarou apoio ao governador Requião numa eventual aliança entre PSDB e PMDB. Alvaro diz que está ausente do processo, excluído há bastante tempo e cuidando apenas do seu mandato.

Tudo bem, como costumam repetir as almas parvas. Ao mesmo tempo, tucanos da ala pró-PMDB declaram o que pensam para a profunda irritação de renitentes adversários de Requião, caso do deputado Affonso Camargo.

"Acho que chegou a hora de seguir o deputado Hermas Brandão e avançar na aliança com o PMDB. Não dá mais para ficar nessa indefinição sem-fim", diz o pré-candidato a deputado estadual, Luiz Malucelli Neto.

Publicidade

Ora, pois, que dirão os tucanos depois de amanhã? Ninguém sabe dizer, nem mesmo o bravo presidente Rossoni.

Não abre – Na pré-convenção do PPS, ontem, Rubens Bueno reafirmou que não abre mão da cabeça de chapa para ninguém.

Lavaduto em Londrina – Agentes da Polícia Federal vasculharam o escritório político do deputado José Janene em Londrina. A ação fez parte da Operação Lavaduto, que está recolhendo documentos que possam servir de prova de movimentação bancária em investigação de crime de lavagem de dinheiro.

Em campanha – "Estamos em campanha", comemorou ontem o deputado federal, Eduardo Sciarra, do PFL, ao comentar a indicação do senador José Jorge, do seu partido, para a vice de Geraldo Alckmin. Sciarra não quis comentar as possibilidades de acordo do PSDB de Alckmin com Requião, no Paraná.

Dada a largada – O PMDB de Curitiba realiza amanhã, às 10h30, no diretório estadual, a "Chamada Geral" para as eleições de 2006. A meta do partido é atingir a marca de 10.000 participantes na campanha, dobrando o contingente da eleição de 2002 que levou Requião ao Palácio Iguaçu.

Publicidade

Fim da exploração – Convidado pela Casa do Teatro, o senador petista Flávio Arns participou ontem, em Foz do Iguaçu, de debate para combater o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. PFL em Foz – Abelardo Lupion comanda reunião do PFL hoje em Foz do Iguaçu. O encontro terá a presença da bancada federal e estadual e do presidente do Instituto Tancredo Neves Cassio Taniguchi.

Planos regionais – O secretário do Desenvolvimento Urbano, Forte Netto, disse na abertura do Quinto Encontro de Líderes Públicos, em Londrina, que termina na semana que vem a elaboração dos Dez Planos Regionais de Desenvolvimento Estratégico previstos pela Política de Desenvolvimento Urbano do Paraná.

Raposa e a galinha – O economista César Benjamin arrancou aplausos no Quinto Encontro dos Líderes Públicos, em Londrina, quando disse que, no Brasil de hoje, "vivemos aquela situação de perguntar para a raposa se temos que deixar aberta a porta do galinheiro ou se temos que fechá-la".

Malas prontas – Os vereadores João Cláudio Derosso, Nely Almeida, Paulo Frote, Rui Hara, Celso Torquato e o suplente Luís Ernesto confirmaram presença na Convenção Nacional do PSDB no dia 10 de junho, em Belo Horizonte. No encontro, o nome de Geraldo Alckmin será ratificado como candidato tucano à Presidência da República.

Tropa – Mário Celso Cunha, Serginho do Posto e Dona Lourdes também pretendem ir à Convenção para acompanhar de perto a escolha de Alckmin. Os vereadores vão participar do processo nacional e, ao mesmo tempo, conversar com membros da cúpula nacional.

Publicidade

Farpa – "Quem eu quero não me quer, quem me quer mandei embora", eis a melô dos tucanos nativos segundo Durval Amaral, do PFL. Não ofende – Como se chama o jogo entre tucanos e peemedebistas paranaenses?

As boas – Homologada licitação para a realização das obras de rejuvenescimento do pavimento da pista do aeroporto Santana, em Ponta Grossa, que deve receber investimentos de cerca de R$ 344 mil.

As más – Trabalhadores da Audi/Volks pararam ontem durante duas horas a fábrica de São José dos Pinhais. Protestaram contra a demissão de 30 novos funcionários programada para a próxima semana.