• Carregando...

O PSDB amarrou a montaria. Todos os detalhes do entendimento entre tucanos e o PMDB nativo foram acertados ontem.

Ora, pois, o poleiro deverá indicar o vice de Requião. Sem novidade. Todos sabem que o favorito de um lado e de outro é Hermas Brandão.

A novidade é que a vaga do Senado ficou fora do acerto. Cada qual indicará seu candidato. O tucanato tem Alvaro Dias. O PMDB tem Paulo Pimentel. Os dois vão entrar no páreo que também tem Gleisi Hoffmann, do PT.

Não foi de todo tranqüilo o processo. Tanto nos arraiais do PMDB quanto nos do PSDB houve muita gente de nariz torcido. Irritada.

Houve também quem não quisesse assumir a responsabilidade de abrir mão de uma candidatura tucana de oposição. O presidente Valdir Rossoni diz que uma coisa é certa: já não suporta mais o assédio de todos para resolver essa pendenga que, oficialmente, ainda aguarda a posição de Osmar Dias no dia 19.

Mas apesar de tudo e de todos, prevaleceu o desejo da maioria nas duas bandas. Tucanos e peemedebistas namoram no escuro e devem selar esse casamento de conveniência nos próximos dias.

Agora, o PFL se obriga a romper com o PSDB aqui na terrinha. Para não ficar sem chapa, tudo indica que vai se acertar com o PPS de Rubens Bueno.

Situação difícil é a dos partidos menores e a daqueles que vão à frete. O PTB vai de Lula e aqui na província terá de decidir com quem fica. Com Requião ou com Flávio Arns?

Outro que sofre profunda crise de identidade nesse imbróglio é o PL. Já o PP deve acompanhar o PSDB. A tendência é a de apoiar Alckmin na República e Requião na província.

E pensar que o PT de André Vargas deu grande contribuição para a aproximação do PMDB com o PSDB, comentam os deputados ligados a Requião, que vêem o fim de uma longa colaboração eleitoral entre Lula e o governador.Visitas ilustres – Ontem, o senador Osmar Dias recebeu a visita do vice Orlando Pessuti ao meio-dia. No final da tarde, foi a vez do governador Requião, que tem aparecido com freqüência na dacha de Osmar, seu vizinho.Semana curta – Hoje o Brasil estréia na Copa, quinta-feira é feriado. A semana vai ser curta para os políticos. A expectativa é para a próxima segunda-feira, quando, finalmente, Osmar Dias dá a palavra final sobre a sua candidatura ao governo estadual.Em chuteiras – Hoje, a Assembléia funciona só pela manhã. A prefeitura vai até as 15 h. O governo estadual também. Depois, todos na torcida pela seleção.

Pano para manga – O comitê suprapartidário pela reeleição de Lula e Requião continua repercutindo as declarações do governador no fim de semana, em Londrina, onde afirmou que gostaria de reeditar o palanque de 2002, no Paraná, ao lado do PT.

Time do Lula – "Independentemente das alianças formais, somos do time do Lula no Paraná. Vamos lutar para ampliar o palanque Lula e Requião com o objetivo de vencer as eleições já no primeiro turno", afirmou Doático Santos, presidente do PMDB curitibano.

Solução – Para o presidente do diretório municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, o nome de Geraldo Alckmin decola com a definição da aliança nacional do PSDB e o PFL. "A frente de oposição é a solução para mudar a política de continuísmo do governo Lula."

Vez do Janene – O Conselho de Ética da Câmara se reúne hoje às 10 horas para votar a cassação do deputado José Janene. Ex-líder do PP, Janene é acusado de ter recebido, por intermédio do seu assessor João Cláudio Genu, R$ 4,1 milhões do valerioduto.

Recorde – Osmar Bertoldi está mais do que satisfeito com o sucesso do lançamento de seu livro, Idéias para uma Metrópole Sustentável, nas Livrarias Curitiba do ParkShopping Barigüi. Foi o recorde de vendas na loja, por onde passaram mais de 600 pessoas.

Sem apagão – A Copel montou um esquema especial para os jogos do Brasil na Copa. A empresa vai reforçar suas equipes de manutenção e de reparos em todo o estado para que ninguém seja impedido de acompanhar a seleção brasileira por falta de energia elétrica.

Farpa – "Não agüento mais responder às mesmas perguntas sobre o futuro do PSDB, procurem alguém que possa dizer algo diferente para vocês". Palavras do deputado Valdir Rossoni aos jornalistas, ontem, na Assembléia Legislativa. Não ofende – Qual é o tucano que faz de conta que não quer a aliança com Requião, mas é tudo o que mais deseja neste momento?

As boas – A vacinação contra a poliomielite em Curitiba superou 100%. Foram aplicadas 126.711 doses de vacina em crianças com menos de 5 anos.

As más – Cem famílias do MST invadiram uma fazenda, em Cruzeiro do Oeste. A fazenda Urupê tem área de 1,7 mil hectares e é usada para a criação de gado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]