O ministro Paulo Bernardo tem em mãos pesquisa que ajuda a entender a resistência de Lula ao fogo cerrado dos últimos meses.
Trata-se de pesquisa qualitativa. Entre as frases mais repetidas pela população está "ele defende a gente e entende nossos problemas".
Quanto aos erros, são perdoados. A maioria acredita que Lula errou porque decidiu "trabalhar com quem conhecia e por isso escolheu mal". Agora, confiam os consultados, "Lula está mais experiente, aprendeu a conhecer o pessoal à sua volta e vai escolher melhor os membros do governo".
Ou seja, o presidente Lula só errou ao confiar em quem não devia. Foi muitas vezes "traído", mas agora estaria "montando um novo time" no qual pode depositar sua confiança.
A pesquisa também revela que os políticos que criticam Lula merecem pouco crédito da maioria. Especialmente os políticos que estão há muito na cena e que já passaram por acusações mais graves até do que estas que agora dirigem a Lula.
Diante do quadro, é muito provável que o presidente Lula se desvencilhe agora dos auxiliares que estão no olho do furacão. Paulo Okamoto é, sem dúvida, um deles. O outro militou aqui, no Paraná. É Gilberto Carvalho, chefe de gabinete do presidente.
Okamoto está na mira da CPI dos Bingos, que não desiste de investigar suas relações financeiras com o presidente. Quanto a Gilberto Carvalho, sofre o constrangimento das investigações do caso Santo André, que volta a pauta com força.
De qualquer maneira, para o ministro Bernardo a pesquisa é ótima para o presidente Lula e para o PT que aspira melhorar, no Paraná, o desempenho da eleição de 2002.
***
Ainda candidato O senador Osmar Dias garante que ainda é candidato a governador e que só desistirá quando não tiver mais chances de convencer a cúpula do PDT a desistir da aventura presidencial.Dor de cabeça O atleticano Alexandre Curi não se conforma com os resultados de seu time nos últimos jogos. Esperava a vitória, ontem, contra o Santos, mas reconhece que a derrota por 2 a 1 não surpreendeu nem a ele, o mais otimista dos rubro-negros.
Desafiante "Não tenho medo de cara feia ou de falta de educação de políticos escolados no estilo da baixaria; estou pronta para o debate", diz Gleisi Hoffman, a candidata do PT ao Senado.
Agenda A turma do aumento do salário mínimo reúne-se amanhã às 19 h no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos. Na quinta-feira e na sexta-feira farão "chamadas gerais" - às 17 h nas praças Rui Barbosa e na Boca Maldita.Combustível O deputado federal Dr. Rosinha quer esclarecimento da Câmara sobre gastos com combustível. Em 2005, os deputados receberam R$ 41 milhões e compraram 20,5 milhões de litros, suficiente para dar 64 voltas ao redor da Terra.
Inconformado O deputado Natálio Stica não gostou da censura do diretório estadual do PT aos deputados petistas que se ausentaram da votação da emenda contra o nepotismo no Paraná. Acusa o presidente André Vargas de desvirtuar a decisão. Apoio O deputado federal Ricardo Barros, do PP, vai hoje a Porto Alegre para encontro que reúne o presidente do PP nacional, deputado Francisco Turra, e o ex-governador de Santa Catarina, Esperidião Amin.
Alckimistas Candidatos ao governo do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, Turra e Amin estarão declarando apoio ao candidato tucano, Geraldo Alckmin que também estará presente. Puro sangue Em Curitiba, o presidente estadual do PP, Dilceu Sperafico, comanda a reunião da executiva estadual que discutirá uma possível candidatura própria ao governo do estado.No alto-falante O usuário da Rodoviária de Curitiba estará melhor informado. A Listenn Multídimia fechou contrato de um ano com a Urbs para automatizar o sistema de anúncio e mensagens na rodoviária. Os louros O deputado Nelson Justus subiu na tribuna do plenário para agradecer ao presidente da Sanepar, Stênio Jacob, pelo auxílio na elaboração da Pec que requer a participação da empresa na liberação do Habite-se no Paraná.
Farpa Diante da declaração de Lula de que gostaria de ir ao espaço, o deputado Valdir Rossoni declarou: "Pode, afinal o Lula faz muito tempo que vive em órbita".Não ofende O presidente nacional dos tucanos, Tasso Jereissati, conseguirá convencer o presidente do PDT, Carlos Luppi, a desistir de lançar candidato á presidência da República?
***
As boas Começa hoje em todo o país a campanha de vacinação de idosos contra a gripe. No Paraná a expectativa é imunizar 605 mil pessoas com idade a partir de 60 anos.
As más A Controladoria Geral da União (CGU) constatou irregularidades na aplicação de recursos federais em 25 dos 47 municípios paranaenses que fiscalizou, desde março de 2003.
Deixe sua opinião