A visita do presidente Hugo Chávez, da Venezuela, é emblemática das relações entre os governantes de esquerda do continente.

CARREGANDO :)

O encontro, que ultrapassa as relações entre nações, firma a posição do governador Requião em suas tintas contra a globalização.

Chávez e Requião têm em comum concepções nacionalistas, estatizantes e da militância da proteção ambiental do continente. Além de uma proposta de solidariedade entre os latinos que pode render nova área de comércio e negócios bilaterais.

Publicidade

Hugo Chávez e Requião assinam hoje, em Curitiba, a "Carta dos Povos Latino-Americanos sobre a Biodiversidade". É o primeiro documento sobre o tema assinado por governantes do continente e que tem o apoio de celebridades internacionais que deram apoio ao documento. Leva o autógrafo de escritores como Eduardo Galeano.

Requião, lembra Hugo Chávez, foi o primeiro homem público no mundo a rotular os transgênicos em caráter oficial. Ou seja, a primeira autoridade a determinar que os transgênicos sejam identificados com toda a clareza pelos consumidores.

Atitudes do tipo renderam até aqui a má vontade de outros países e de empresas do setor contra o governador do Paraná. Mas também aproximaram de Requião e Chávez movimentos e organismos como o Greenpeace e a Via Campesina e de militantes e artistas. Beth Carvalho, a cantora, vem como participante tomar o café da manhã no Palácio Iguaçu com Chávez e Requião.

A Via Campesina estará no Teatro Guaíra a partir das 9 horas da manhã. Com música e mística, representações a respeito da terra e da reforma agrária.

A direção do movimento espera a presença de Chávez com quem programara um encontro durante os encontros da ONU sobre Biodiversidade. Será agora e dará o tom desta visita de Chávez que os adversários consideram a alma gêmea política de Requião.

Publicidade

***

Na porta da esperança – Ontem, dia de São Expedito, o das causas difíceis, o senador Osmar Dias tentou saber se o PDT terá ou não candidato à Presidência da República. Dessa definição depende não só o futuro do senador, mas o das oposições a Requião, que continuam pendentes da cúpula nacional do PDT.

Juros ínfimos – O BRDE e o Banco de Desenvolvimento da Venezuela assinam um protocolo de intenções para oferecer financiamento a pequenos agricultores que produzem alimentos orgânicos. Os juros são ínfimos, informa o presidente do BRDE, Carlos Marés de Souza Filho.

Tiro no pé – Saibam todos que o debate entre presidenciáveis do PDT, em Curitiba, não foi ofensa da direção nacional, como imaginaram os adeptos de Osmar Dias. Foi marcado pelo suplente do senador, Jorge Bernardi, que inexplicavelmente atenta contra os seus próprios interesses.

Compensação – Os deputados do PT que votaram com o governador Requião e contra a proposta antinepotismo de Tadeu Veneri podem ter obras liberadas em suas bases como compensação.

Publicidade

Vai pelo ralo – A tese da candidatura própria do PMDB à Presidência da República foi mantida, ontem, na reunião do partido. Mas a decisão final ocorrerá somente no dia 10 de junho, quando será realizada a convenção nacional do partido.

Separados no nascimento – "Se Hugo Chávez fosse parente do governador Requião talvez não houvesse tanta semelhança entre eles", observa o deputado federal Eduardo Sciarra, do PFL.

Só falta o Osmar – O pefelista Plauto Miró Guimarães diz que há meses o candidato do PFL é o senador Osmar Dias, que está em processo de anúncio da candidatura. "Se o Osmar não sair, podem ficar certos, vamos conversar com quem for contrário aos que estão governando hoje, porque nosso projeto é de oposição", avisou. Preventiva – O advogado Roberto Bertholdo está proibido de exercer a atividade pelo prazo de um ano. A Câmara Especial do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB Paraná determinou a suspensão preventiva do advogado.

Políticas sociais – O delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, diz que para debater o mínimo regional é preciso analisar o impacto das políticas sociais. "Discutir apenas o custo e beneficio sobre a ótica empresarial é criar um simplismo", avalia.

Sinal do rompimento – O senador Almeida Lima, do PMDB de Sergipe, pediu ontem uma CPI para investigar pessoas próximas do presidente Lula. Tem 34 assinaturas. O gesto foi visto como mais um sinal de afastamento do PMDB do governo federal e do PT. Farpa – "Político do PT que apóia o nepotismo merece o veto do eleitor", ruge o deputado-federal Dr. Rosinha, do PT.

Publicidade

Não ofende – O PMDB vai se definir antes de junho?

***

As boas – O Paraná em Ação estará neste fim de semana em Pato Branco. Será ofertada à população emissão de documentos, recreações, serviços judiciários e orientações nas áreas de saúde.

As más – A Justiça Eleitoral cancelou 586.057 títulos eleitorais em todo o país. Os documentos foram cancelados porque os eleitores não votaram e nem justificaram a ausência nas últimas três eleições.