• Carregando...

Os tucanos parecem, afinal, convencidos de que não adianta emplumar-se de pássaro tropical se o povo não entende o pio.

Ontem, depois da vitória pouco entusiasmante do Brasil sobre a Austrália, o pessoal de alto coturno do tucanato nativo trocou figurinhas sobre a semana que entra e é considerada decisiva.

Há boa dose de decepção no poleiro. A rapaziada vive em estresse. Pudera. Apesar dos esforços, o presidenciável Geraldo Alckmin não sobe nas pesquisas nem com reza braba.

Outra constatação de tucanos nativos é a de que a insistência no discurso de pit-bull contra Lula mostrou-se insuficiente para mudar a tendência do voto da maioria dos brasileiros. É preciso apresentar um projeto alternativo para o país, diz Hermas Brandão.

Aqui, na terrinha, o PSDB mantém, para o público externo, a novela da eterna indefinição, embora todos saibam que a maioria já se definiu pela aliança com o PMDB de Requião.

Resta ouvir o senador Osmar Dias, que hoje ficará sabendo se o PDT vai até o fim com a esdrúxula candidatura de Cristovam Buarque a presidente da República, para definir a sua própria.

O PFL, resignado, fica fora dessa grande armação que aproxima tucanos e pedetistas do Palácio Iguaçu. Não abre mão da postura oposicionista nem na República, nem na província. Vai com o PPS de Rubens Bueno e promete subir o tom da espinafração dos governos estadual e federal.

Hoje, teremos a amostra da pancadaria na campanha eleitoral no programa de tevê do PFL, que segundo assessores do partido, é dedicado quase que integralmente a desancar o governo Requião.

De qualquer forma, é bom lembrar que o prazo para indefinições e jogos propiciatórios está no fim. Os acertos feitos nos bastidores, por debaixo dos panos, terão que ser mostrados. Resta saber como o distinto público vai reagir a eles.

***

Encontro – Amanhã o presidente Lula encontra-se com o governador Requião em Curitiba. Lula vem para inauguração das obras de modernização da Refinaria da Petrobrás em Araucária, que custaram US$ 1,3 milhão ao governo federal.

Novela – O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, espera definição do senador Osmar Dias sobre a candidatura ao governo do estado. Osmar indicou que dará uma resposta quando encerrar a convenção nacional do PDT, hoje à noite.

Contra – O senador Osmar Dias não participa da convenção nacional do PDT, no Rio de Janeiro. Ele assinou manifesto contra o lançamento da candidatura do senador Cristovam Buarque à presidência da República.

Vice natural – Independentemente da decisão do senador Osmar Dias sobre a disputa estadual, o presidente da Assembléia, Hermas Brandão, avisa que será candidato a vice-governador se for formalizada a coligação do PMDB com o PSDB.

Alternativa – Caso não se efetive a coligação entre tucanos e peemedebistas, Brandão avisa que será candidato ao Senado. Diz não ter medo de disputar a vaga na convenção estadual com o atual senador Álvaro Dias.

Carta a Lula – Membros do Comitê Suprapartidário, que defende a reeleição de Lula e Requião, entregam ao presidente Lula nesta terça-feira cópia da "Carta de Princípios" lançada no último dia 10 de junho por militantes do PMDB, PC do B, PTB e militantes do PT paranaense. Em Piraquara – O governador Requião e o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga, inauguram hoje, às 10 h, o Centro de Detenção e Ressocialização de Piraquara, na região metropolitana de Curitiba. A prisão de regime fechado tem capacidade para 960 presos. O custo da obra foi de R$ 11,5 milhões.

Rigor – O candidato a deputado federal pelo PC do B, Ricardo Gomyde, aposta que a Justiça Eleitoral será severa e terá uma fiscalização rígida. "Eu aposto até em cassação de candidaturas", enfatiza o ex-presidente da Paraná Esporte.

Dobradas – O PC do B lançará pelo menos cinco candidatos à vaga na Assembléia. Serão a professora Mirlei, presidente da Federação Paranaense de Natação; professor Carollo, Maria Luíza, de Rolândia; Madruga, de F. Beltrão, e Elza Campos. Todos em dobradinha com Gomyde.

Ilógica – "Quando percebemos que a perspectiva da vitória pode provocar irracionalmente a diminuição da distância entre apoio declarado e o chamado fogo amigo, concluímos que a política não tem lógica." Afirmação de Jorge Rosas Demiate que concorre a Câmara Federal pelo PMDB dos Campos Gerais.

Farpa – "Depois da overdose de futebol teremos a overdose de campanha eleitoral, o que é demais para um ano tão difícil na economia", diz o deputado Durval Amaral, do PFL.

Não ofende – Todos preparados para a pancadaria que vem por aí na campanha eleitoral?

***

As boas – As vendas por meio de cheques e crediário cresceram em maio no país. No mês passado, as consultas subiram 11,14% sobre maio de 2005.

As más – Servidores da PF param por 24 horas na quarta-feira. Cruzam os braços agentes, escrivães, papiloscopistas, peritos e delegados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]