• Carregando...

Nos bastidores, tudo acertado. Diante do distinto público, a preocupação com a imagem. Ninguém quer o papel de vilão ou de vira-casaca.

Ora, pois, as novelas da política nativa estão no fim. O PDT decidiu bancar a candidatura presidencial de Christóvam Buarque, o que infelicita de vez a candidatura ao governo de Osmar Dias, que já não pode dobrar com tucanos, pefelistas e todos os que estão comprometidos com Alckmin ou com Lula.

Loucura? O Carlos Luppi, com ajuda de psicanalistas, poderá explicar esta decisão. Aqui, tudo fica como na semana passada. Os tucanos conversaram bastante com o PMDB e reuniram-se para a decisão final ontem, no início da noite.

Hermas Brandão será vice. De Requião. É o desejo da maioria dos tucanos nativos. Por mais que isso estrague o estômago dos renitentes oposicionistas e dos que preferem um candidato próprio. Quem? Ninguém sabe dizer.

De sorte que as oposições a Requião vão mesmo de Rubens Bueno, do PPS, com apoio do PFL. Até, porque, já não podem apoiar Osmar Dias, que ficou pendurado no Christóvam Buarque.

Na prática, teremos Requião mais tucanos, mais o PP, mais tudo o que destoa do discurso palaciano. Contra Bueno, do PPS, de um lado, e contra Flávio Arns, do PT, de outro.

Mas tudo bem, como se diz, talvez com freqüência adequada a almas parvas. Claro, não há como negar que a flexibilidade da espinha de certos políticos nativos tornou possível essa amplíssima frente em favor da reeleição de Requião.

Pasmem. De tudo fica a certeza de que, se o candidato do PSDB ao governo do Paraná fosse o senador Alvaro Dias, por exemplo, haveria menos tucanos dando o ar de sua graça na campanha oposicionista.

Não é de estranhar, portanto, essa armação ilimitada, que confirma que a ignorância e a desfaçatez são bastante encontradiças em certos tempos e em certas latitudes. Ora, pois, assim é a política nativa.

PT e PL – O presidente estadual do PT, André Vargas garante que as negociações entre o PT e o PL avançaram no Paraná. O acordo pode ser formalizado amanhã. Ontem Vargas se reuniu com os deputados federais Chico da Princesa, Fernando Giacobo e o ex-prefeito de Guarapuava Vítor Hugo Burko.

Arranjos – Após o encontro, Vargas ligou para o pré-candidato a deputado federal Ricardo Gomyde, do PC do B e para o presidente do PHS no Paraná, Ronaldo Subkowiak, partidos que devem apoiar a reeleição do presidente Lula.

Por unanimidade – O PPS de Rubens Bueno ganhou por unanimidade o recurso no Conselho do Ministério Público para que a sua ação que exige o cumprimento das leis contra o nepotismo não fosse arquivada. Agora, o Ministério Público terá de tomar providências investigatórias e de cumprimento da legislação.

Nominado – A segunda votação no Conselho do Ministério Público foi para saber se nominava ou não o governador Requião, decidiu por maioria que o governador deve ser citado e instado a informar sobre os parentes que ocupam cargos no governo.

Cheida estadual – Luís Eduardo Cheida abandonou a candidatura a deputado federal. Aceitou as ponderações de sua base em Londrina e sai a deputado estadual. Muda o quadro das dobradas na região.

Jocelito federal – Já o deputado Jocelito Canto vai ser candidato, mas a deputado federal. Por Ponta Grossa. Com o apoio de Walter Sâmara. Enfrenta a candidatura de Affonso Camargo, do PSDB, que tenta a reeleição.

Pernas – Enquanto acontecia a convenção nacional do PDT no Rio de Janeiro, que aclamou Christóvam Buarque candidato, o senador Osmar Dias passava por novos exames nas pernas, em São Paulo, informou a sua assessoria em Curitiba.

Impostos – A arrecadação das receitas correntes líquidas do governo do Paraná registrou uma alta de 6% nos primeiros quatro meses de 2006. A informação foi dada ontem pelo secretário da Fazenda, Heron Arzua, durante audiência pública na Assembléia.

PPS livre – O PPS decidiu apoiar informalmente a candidatura de Geraldo Alckmin, do PSDB, à Presidência da República. Com a decisão, o PPS nativo deve formalizar nos próximos dias uma aliança com o PFL.

Farpa – "O PPS deu a largada no seu confronto com o governador Requião decidido a bater abaixo da linha da cintura e terá o nosso apoio", do deputado Plauto Miró Guimarães, do PFL.

Não ofende – Agora o PDT vai apoiar o PMDB de Requião no Paraná?

As boas – A América Latina Logística vai instalar indústria de fertilizantes, em Paranaguá. Serão investidos R$ 15 milhões na construção da fábrica que vai gerar 300 empregos entre diretos e indiretos.

As más – O feriado de Corpus Christi deste ano foi mais violento do que o de 2005 nas estradas do Paraná. Dezenove pessoas morreram nas rodovias, 231 ficaram feridas em 258 acidentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]