• Carregando...

Os preliminares justificam a expectativa de que teremos, em 2006, o embate eleitoral mais truculento da história da República.

Desde já, nenhuma das bandas economiza golpes abaixo da linha da cintura. Tudo indica que o presidente Lula, pelo PT, e Geraldo Alckmin, pelo PSDB, manterão a linha e a dissimulação. Mas seus exércitos não vão poupar munição.

Há uma dose enorme de desfaçatez nos gestos dos políticos que se engalfinham e lançam acusações, infundadas ou não, com o único objetivo de tirar o adversário de campo.

Chega a ser cômico observar trogloditas de ontem encenando indignação e exigindo bons modos da turma ascendente.

Aqui, na terrinha, não será diferente. De sorte que devemos nos preparar para o pior. Troca de insultos, escândalos, factóides, denúncias escabrosas, tudo temperado em pote de mágoa e ressentimentos.

Não somos Terceiro Mundo por acaso. A superação das ideologias tradicionais é coisa do Primeiro Mundo. Ali o progresso força novos entendimentos das coisas da vida, outras necessidades e outros anseios e demandas. Levianamente, vende-se a idéia de que o Brasil seria capaz de copiar o modelo com a mesma facilidade com que Ronaldinho Gaúcho dá chapéus em marcadores. Mas faltou no gramado da política, o aprendizado, o tirocínio, a luta.

O povo, este povo que sabe ou não sabe votar, acostumou-se a suportar o espetáculo da política com naturalidade. Em compensação, as chamadas elites (habituais consumidoras de proteínas animas) vivem o pavor de perder o que têm, conservadas no vácuo da falta de espírito crítico e senso de humor.

***

Discurso de Lula – O presidente Lula participa hoje, em Pinhais, do Encontro sobre Biodiversidade. Em seu discurso destacará os últimos projetos que garantiram a criação de sete parques nacionais no Paraná.

No muro – O deputado federal do PMDB e relator da CPMI dos Correios, Osmar Serraglio, não desistiu de ser candidato a vice do governador Requião. "Se Pessuti assumir o TC, eu admito que a hipótese possa ser avaliada", disse.

No forno – No esforço final para suprimir nomes do texto de Osmar Serraglio o relator-adjunto Maurício Rands, do PT de Pernambuco, alega que não há "fundamentação técnico-jurídica" para indiciamentos. Já conseguiu salvar vários companheiros.

Chapa do PSB – O PSB dá como certo que sua bancada estadual crescerá nestas eleições. Além dos atuais deputados Reni Pereira e José Domingos Scarpellini, traz reforços com as candidaturas de Carli Filho, Hermas Brandão Júnior, Mário Roque, Paulo Mion, José Tavares e Paulo Cordeiro.

Pró-Requião – O militante histórico e fundador do PT, advogado Luiz Salvador, garimpa votos para a reeleição do governador Requião. Encaminha um relato das realizações de Requião para toda a militância do partido.

Em formação – O prefeito de Cruzeiro do Oeste, Zeca Dirceu, é um dos prefeitos paranaenses que integra a comitiva oficial do governo do estado na "Missão de Estudos na Europa, França e Itália" pelo Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos.

Esperança – O vice- presidente estadual do PFL, deputado Durval Amaral, não perdeu as esperanças de formar a frente de oposição ao governo Requião, juntando seu partido aos tucanos em torno da candidatura do senador Osmar Dias ao governo.

Convenção estadual – Requião participa no próximo dia 8 de abril, no Clube Comercial de Arapongas, do encontro estadual da JPMDB. Requião falará sobre a importância da juventude na sociedade. O encontro deve confirmar João Arruda na presidência.

Queda livre – O presidente da ACP, Cláudio Slaviero, observa que o comércio não vai nada bem. "No início do ano a situação complicou. Em janeiro houve quedas nos setores de calçados (-64,59%); vestuário (62,74%); veículos (20,08%), e cine-foto-som e óticas (13,68%)".

Eleição – O médico Manoel Almeida Neto foi o primeiro dos candidatos a presidente da Unimed a inscrever sua chapa. As eleições estão marcadas para o dia 30 e serão realizadas na sede do Cietep.

Ética na política – Em épocas de dança da pizza no Congresso, o teólogo Leonardo Boff é o convidado da "escolinha" desta terça-feira, para falar sobre ética na política. Boff é doutor honoris causa em política pela Universidade de Turim. Suas teses são ligadas à Teologia da Libertação.

Não ofende – Por que tantas restrições aos jornalistas no programa do presidente Lula?

***

As boas – O INSS começa a pagar em agosto os benefícios atrasados de mais de 1,4 milhão de aposentados e pensionistas. São reajustes não realizados pelo Instituto entre junho de 1977 e outubro de 1988. São R$ 2 bilhões.

As más – A aftosa já provocou extensos reflexos negativos no desempenho comercial do setor de carnes em 2006. Na comparação com fevereiro de 2005, a retração foi de nada menos que 12,68% no volume de toneladas exportadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]