• Carregando...

Ontem, pela manhã, um emissário de Gustavo Fruet procurou o presidente da Assembléia, Hermas Brandão, para apresentar uma proposta.

Ricardo Mac Donald, escudeiro dos Fruet, levava no embornal nada mais, nada menos, do que uma chapa puro sangue dos tucanos nativos.

Para facilitar o raciocínio, Mac Donald anunciou a composição: o próprio Fruet seria candidato a governador, Alvaro Dias, candidato ao Senado e para Hermas Brandão sobraria a vice.

Brandão logo desfez o entusiasmo de Mac Donald e dos adeptos da idéia, que nada mais são do que os tucanos que não toleram aliança do PSDB com o PMDB de Requião no Paraná.

A trinca puro sangue, ponderou Brandão, de cara excluiria todas as alianças possíveis e negociáveis com o PDT, o PP, o PFL e assemelhados.

Sem esquecer que, nas contas de Brandão, a aliança com o PMDB continua sendo hipótese que o tucanato não deve descartar porque, em suas contas, ela poderá servir e muito à esquálida candidatura presidencial de Geraldo Alckmin.

A notícia se espalhou e adquiriu ares de nota oficial, calçada por influentes tucanos de Brasília. Chegou a causar arrepios em arraiais governistas. Mas não ficou de pé por muito tempo.

Em Brasília, Beto Richa e Valdir Rossoni tratavam de pavimentar outro caminho. Lembraram todos que Osmar Dias ainda não saiu do páreo e decidiram esperá-lo até a recuperação pós-cirúrgica.

Diante de tantas versões e opções, 99, segundo Hermas Brandão, o tucanato nativo permaneceu guaxo. Indefinido. Saiu da reunião de ontem sem candidato definido a governador, embora Gustavo Fruet continue à disposição para o que der e vier. Na falta de Osmar, ele estará no banco.

Alckmin em Curitiba – No dia 19 de junho, o presidenciável tucano Geraldo Alckmin estará em Curitiba. Vem para a entrega do prêmio Personalidade Aecic do Ano ao empresário Joel Malucelli e para trocar idéias com os empresários da terra.

Manobra radical – O competentíssimo chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, acabou com o imbróglio sobre a emenda do governo contra o nepotismo. Simplesmente retirou-a da Assembléia. Agora não há emenda para discutir ou votar.

Tudo, menos Requião – Para a ala dos tucanos que não quer conversa com Requião, o PSDB deve tentar qualquer candidatura. Mesmo que ela não tenha futuro na previsão de marqueteiros e pesquisadores. O time é liderado pelos deputados Affonso Camargo, Gustavo Fruet e Luiz Carlos Hauly.

A outra face do acusador – Lembram das denúncias contra Jorge Samek, em Itaipu? Pois bem, o ex-funcionário de Itaipu, Laércio Pedroso, que fez as denúncias contra Samek, foi preso ontem pela Polícia Federal por formação de quadrilha de tráfico de influência e corrupção em Itaipu, Furnas, Eletrosul e Eletronorte.

Bumbos, rojões e trombones – No arraial do PT nativo, houve festa logo que correu a notícia de prisão de detratores do diretor de Itaipu, Jorge Samek, e outras figuras do PT. André Vargas diz que as prisões e a apreensão de documentos, em posse de assessores, provam a participação dos tucanos no esquema de Laércio Pedroso.

Até o último dia do ano – O secretário de Segurança, Luiz Fernando Delazari, poderá permanecer no cargo até 31 de dezembro, decidiu ontem o Conselho Nacional do Ministério Público.

Boa sorte para Osmar – O senador Osmar Dias será operado hoje no Incor para extrair o que restou das safenas nas duas pernas. Ontem, recebeu a solidariedade de políticos de todas as extrações, inclusive de adversários. A todos deixou claro que ainda não desistiu da candidatura ao governo do Paraná.

Cultura do Oeste – Em Foz do Iguaçu, a Associação Guatá Cultural, que se dedica a mapear e difundir as manifestações culturais e populares da região, lançou página na internet: www.guata.com.br.

Mal-estar na periferia – O deputado Rafael Greca exagerou nas críticas ao prefeito Beto Richa na Associação dos Moradores Madre Teresa, no Sítio Cercado. Pegou mal. Acontece que ali é reduto dos tucanos de Curitiba.

Farpa – "Ninguém está autorizado a falar em meu nome ou a me inscrever em chapa de qualquer tipo", diz o deputado Hermas Brandão aos tucanos que o lançaram candidato a vice.

Não ofende – Esqueceram de perguntar ao Osmar Dias se ele permanece candidato a governador?

As boas – A Secretaria Municipal de Obras Públicas concluirá no início do mês que vem a pavimentação de mais 56 ruas de saibro ou antipó. São 10 km de ruas que serão revitalizadas em Curitiba.

As más – A greve dos auditores da Receita Federal completa hoje 10 dias no Paraná. A paralisação afeta a movimentação de cargas e já atingiu a estação aduaneira de Ciudad del Este.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]