Ontem, pela manhã, um emissário de Gustavo Fruet procurou o presidente da Assembléia, Hermas Brandão, para apresentar uma proposta.

CARREGANDO :)

Ricardo Mac Donald, escudeiro dos Fruet, levava no embornal nada mais, nada menos, do que uma chapa puro sangue dos tucanos nativos.

Para facilitar o raciocínio, Mac Donald anunciou a composição: o próprio Fruet seria candidato a governador, Alvaro Dias, candidato ao Senado e para Hermas Brandão sobraria a vice.

Publicidade

Brandão logo desfez o entusiasmo de Mac Donald e dos adeptos da idéia, que nada mais são do que os tucanos que não toleram aliança do PSDB com o PMDB de Requião no Paraná.

A trinca puro sangue, ponderou Brandão, de cara excluiria todas as alianças possíveis e negociáveis com o PDT, o PP, o PFL e assemelhados.

Sem esquecer que, nas contas de Brandão, a aliança com o PMDB continua sendo hipótese que o tucanato não deve descartar porque, em suas contas, ela poderá servir e muito à esquálida candidatura presidencial de Geraldo Alckmin.

A notícia se espalhou e adquiriu ares de nota oficial, calçada por influentes tucanos de Brasília. Chegou a causar arrepios em arraiais governistas. Mas não ficou de pé por muito tempo.

Em Brasília, Beto Richa e Valdir Rossoni tratavam de pavimentar outro caminho. Lembraram todos que Osmar Dias ainda não saiu do páreo e decidiram esperá-lo até a recuperação pós-cirúrgica.

Publicidade

Diante de tantas versões e opções, 99, segundo Hermas Brandão, o tucanato nativo permaneceu guaxo. Indefinido. Saiu da reunião de ontem sem candidato definido a governador, embora Gustavo Fruet continue à disposição para o que der e vier. Na falta de Osmar, ele estará no banco.

Alckmin em Curitiba – No dia 19 de junho, o presidenciável tucano Geraldo Alckmin estará em Curitiba. Vem para a entrega do prêmio Personalidade Aecic do Ano ao empresário Joel Malucelli e para trocar idéias com os empresários da terra.

Manobra radical – O competentíssimo chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, acabou com o imbróglio sobre a emenda do governo contra o nepotismo. Simplesmente retirou-a da Assembléia. Agora não há emenda para discutir ou votar.

Tudo, menos Requião – Para a ala dos tucanos que não quer conversa com Requião, o PSDB deve tentar qualquer candidatura. Mesmo que ela não tenha futuro na previsão de marqueteiros e pesquisadores. O time é liderado pelos deputados Affonso Camargo, Gustavo Fruet e Luiz Carlos Hauly.

A outra face do acusador – Lembram das denúncias contra Jorge Samek, em Itaipu? Pois bem, o ex-funcionário de Itaipu, Laércio Pedroso, que fez as denúncias contra Samek, foi preso ontem pela Polícia Federal por formação de quadrilha de tráfico de influência e corrupção em Itaipu, Furnas, Eletrosul e Eletronorte.

Publicidade

Bumbos, rojões e trombones – No arraial do PT nativo, houve festa logo que correu a notícia de prisão de detratores do diretor de Itaipu, Jorge Samek, e outras figuras do PT. André Vargas diz que as prisões e a apreensão de documentos, em posse de assessores, provam a participação dos tucanos no esquema de Laércio Pedroso.

Até o último dia do ano – O secretário de Segurança, Luiz Fernando Delazari, poderá permanecer no cargo até 31 de dezembro, decidiu ontem o Conselho Nacional do Ministério Público.

Boa sorte para Osmar – O senador Osmar Dias será operado hoje no Incor para extrair o que restou das safenas nas duas pernas. Ontem, recebeu a solidariedade de políticos de todas as extrações, inclusive de adversários. A todos deixou claro que ainda não desistiu da candidatura ao governo do Paraná.

Cultura do Oeste – Em Foz do Iguaçu, a Associação Guatá Cultural, que se dedica a mapear e difundir as manifestações culturais e populares da região, lançou página na internet: www.guata.com.br.

Mal-estar na periferia – O deputado Rafael Greca exagerou nas críticas ao prefeito Beto Richa na Associação dos Moradores Madre Teresa, no Sítio Cercado. Pegou mal. Acontece que ali é reduto dos tucanos de Curitiba.

Publicidade

Farpa – "Ninguém está autorizado a falar em meu nome ou a me inscrever em chapa de qualquer tipo", diz o deputado Hermas Brandão aos tucanos que o lançaram candidato a vice.

Não ofende – Esqueceram de perguntar ao Osmar Dias se ele permanece candidato a governador?

As boas – A Secretaria Municipal de Obras Públicas concluirá no início do mês que vem a pavimentação de mais 56 ruas de saibro ou antipó. São 10 km de ruas que serão revitalizadas em Curitiba.

As más – A greve dos auditores da Receita Federal completa hoje 10 dias no Paraná. A paralisação afeta a movimentação de cargas e já atingiu a estação aduaneira de Ciudad del Este.