• Carregando...

Não é fácil a situação dos tucanos nativos. Devem brigar pelo poder na terrinha sem esquecer da tarefa principal que é eleger o presidente da República.

Duas missões difíceis. Aqui, no Paraná, a maior esperança baixou hospital. O senador Osmar Dias saiu ontem da sala de cirurgia.

Na regra três, o deputado Gustavo Fruet aguarda os acontecimentos. É o candidato de tucanos, pefelistas e pepistas, para o caso de Osmar Dias ficar impedido de entrar em campo.

Voltemos a Geraldo Alckmin. A última pesquisa Sensus/CNT mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria no primeiro turno se as eleições fossem realizadas hoje.

Em relação a abril, Lula e a senadora Heloísa Helena, do PSOL, subiram. Os ex-governadores Geraldo Alckmin e Anthony Garotinho caíram. Em abril, Lula tinha 37,5% das intenções de voto; Alckmin 20,6%; e Garotinho, 15%.

Agora, Lula teria 40,5% das intenções de voto, o tucano Alckmin, 18,7%, Garotinho, 11,4%, e Heloísa Helena, 6,1%. Indecisos, brancos e nulos somariam 23,4%.

Em eventual segundo turno entre Lula e Alckmin, o petista bateria o tucano por 48,8 % a 31,3%, se a eleição fosse hoje. Em abril, o presidente tinha 45% das intenções de voto contra a 33,2 % do ex-governador de São Paulo.

Não é mole não, diz um torcedor da banda tucana. Decolar a candidatura de Gustavo Fruet para governador fica mais difícil quando ela tem de carregar a de Geraldo Alckmin, que não consegue sair do chão.

As esperanças dos tucanos da República e da terrinha repousam na popularidade e prestígio do prefeito Beto Richa, o maior eleitor do estado fora da disputa deste ano. Sem ele dando duro e empenhando seus índices positivos, nem Osmar, nem Fruet, nem Alckmin conseguirão ir muito longe no Paraná.

Em Palácio, na boa – O presidente do PT nativo, André Vargas, foi ao Palácio Iguaçu para tratar de um entendimento entre o governo e a APP. Falou com o chefe da Casa Civil Rafael Iatauro e saiu impressionado. Diz que nunca foi tão bem tratado naquelas bandas como ontem.

Quem não faz, leva – O senador Alvaro Dias disse ontem que espera que seu irmão saia do hospital com vontade de ser candidato ao governo do estado. "Quem não ocupa espaço na política, perde espaço", alerta Alvaro.

Nova esperança – Marqueteiro tucano da praça diz que a pesquisa CNT/Sensus não deve amedrontar o poleiro. Lembra que na segunda-feira o PSDB e, especialmente, Geraldo Alckmin vão para a tevê e isso deverá melhorar a posição do tucano.

Pacote agrícola – O secretário da Agricultura Familiar, Valter Bianchini, informa que dentro do plano agrícola para pôr fim à crise do campo, o governo dará desconto nas dívidas de custeio de 10% a 30 % dos agricultores.

Aposta – A indicação do nome do deputado federal Gustavo Fruet para disputar o governo do Paraná foi bem recebida entre os vereadores tucanos de Curitiba. O presidente João Cláudio Derosso reuniu-se com os sete vereadores do PSDB para discutir o panorama político com a possível entrada de Fruet na corrida estadual.

Pegou mal – O deputado Natálio Stica, do PT, entrou com representação no Conselho de Ética por falta de decoro parlamentar contra o deputado Barbosa Neto, do PDT. Stica não gostou do discurso de Barbosa, que insinuou que haveria interesses escusos por trás da votação da UEG Araucária.

Geração de empregos – O presidente da Curitiba S/A, Juraci Barbosa Sobrinho, deve anunciar em breve dois megainvestimentos na cidade. Só na geração de empregos diretos são mais de 1.500. O nome do grupo é guardado a sete chaves. Em tempo de escassez de empregos, será uma excelente notícia para Curitiba. Mais espaço – A vereadora Julieta Reis, do PSB, articula a liberação de mais uma quadra para a tradicional Feirinha do Largo da Ordem. A intenção de Julieta é evitar guerra com os feirantes de bairros que reivindicam espaço na feira de domingo.

Farpa – "A indefinição do PSDB só provoca insegurança e fortalece o adversário", diz o senador tucano Alvaro Dias, que aguarda decisão final do poleiro sobre o Paraná para os próximos dias.

Não ofende – Por que esse silêncio tão seletivo de Gustavo Fruet no momento de seu lançamento ao governo?

As boas – O governo divulga hoje o Plano Agrícola e Pecuário 2006/07, que pretende colocar um fim à crise e aos protestos que os produtores rurais têm promovido em todo o país.

As más – Estão soltos os 44 envolvidos no escândalo das ambulâncias superfaturadas. A quadrilha composta por deputados, ex-empresários e servidores ficou presa apenas 20 dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]