• Carregando...

A semana promete emoções na política nativa que patina há meses no mesmo capítulo da novela da candidatura de Osmar Dias.

Hoje, o kaiser Jorge Bornhausen desembarca em Curitiba em missão de paz, pois o caldeirão pefelista ferve e extravasa perigosamente suas pendengas internas.

Bornhausen vem apaziguar o PFL paranaense, especialmente a ala que não aceita aliança com o PMDB por conta da impossibilidade de engolir a candidatura à reeleição de Roberto Requião.

É aguardado também o pronunciamento do senador Osmar Dias que continua à espera de que a direção nacional do PDT recupere a lucidez e desista de lançar candidato próprio à Presidência da República.

Já os tucanos do Leste se preparam para ir a Brasília. O presidente estadual Valdir Rossoni e o prefeito Beto Richa vão expor sua visão do quadro político paranaense para o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, e para o candidato à Presidência da República, Geraldo Alckmin.

Richa e Rossoni são da linha pragmática. Colocam em primeiro plano o desafio nacional e deixam de lado as picuinhas paroquiais. Não descartam a aliança com Requião, caso o PMDB naufrague a tempo as pretensões de Anthony Garotinho e Itamar Franco.

A questão central da política brasileira é a surpreendente resistência do presidente Lula, que não desce dos 40% de intenções de voto nem a pau.

E olhem que a pauleira foi grande. O presidente conseguiu descolar sua imagem de todas as denúncias e escândalos promovidos pelas CPIs.

Vejam só. A pesquisa Pulso Brasil, de março, realizada pelo Instituto Ipsos, mostra que só 29% dos brasileiros acham o PT um partido honesto. Mas Lula, pessoalmente, é apontado como honesto por 51% das pessoas ouvidas.

Quem acredita que é possível enfrentar Lula sem se desvencilhar dos pequenos conflitos de seu arraial, tem tudo para dançar. É o que Bornhausen vem dizer hoje à rapaziada da província.

***

Tucanos do contra – Os tucanos que detestam Requião e não admitem aliança com o PMDB acreditam que conseguiram convencer Geraldo Alckmin a aceitar sua tese. Trabalharam muito para isso na passagem do presidenciável por Londrina.

Queixas e urticárias – O presidente do PFL, senador Jorge Bornhausen, se reúne com o diretório estadual, em Curitiba. Vai ouvir longa lista de reclamações dos caciques locais que não querem aliança com o PMDB do governador Requião.

No patíbulo – A CCJ da Câmara vota amanhã o parecer do deputado Antônio Carlos Biscaia, do PT do Rio, sobre o processo de cassação do deputado federal José Janene, do PP. Biscaia defende que o processo deve continuar mesmo com a concessão da aposentadoria a Janene.

Aperto – O deputado Jairo Carneiro, do PFL da Bahia, virá ao Paraná tomar o depoimento de José Janene. Antes, estuda a legalidade da decisão. Como relator do Conselho de Ética, quer saber mais sobre R$ 4 milhões recebidos por Janene do valerioduto. O paranaense está de licença médica desde setembro.

Corte – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarca em Curitiba na próxima quinta-feira. Virá acompanhado de 40 empresários e 50 autoridades venezuelanos. Haverá duas rodadas de trabalho, uma do Palácio Iguaçu (dia 20) e outra na Fiep (dia 19), da qual participam cem empresários paranaenses.

Catimba – O deputado estadual Hermes Fonseca, do PT, quer a imediata votação do salário mínimo regional de R$ 437. Relator da matéria, alerta para o calendário, que pode prejudicar os trabalhadores paranaenses.

Manifestação – Amanhã, haverá uma manifestação popular durante audiência pública e ainda em abril está prevista um dia de luta pela aprovação do mínimo regional com manifestação em frente ao Palácio Iguaçu, em apoio ao governador Requião, e nas galerias da Assembléia.

Tucanos e empresários – O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, convidou pessoalmente o tucano Geraldo Alckmin, para o Congresso Paranaense da Indústria, que ocorre nos dias 25 e 26 de abril em Curitiba. O tema central do encontro será a reforma política.

Ainda não decolou – O tucano Geraldo Alckmin apresenta índices irrisórios para quem se programou para vôo tão alto. Ainda será preciso convocar cientistas espeleólogos do porte daquele herói de Jules Verne, que tomou o rumo do centro da terra, para localizar os índices de popularidade do candidato das oposições.

Farpa – "A catimba legislativa e o calendário político podem inviabilizar o salário mínimo regional", critica o deputado Hermes Fonseca, do PT.

Não ofende – O governo está preparado para enfrentar o segundo turno da votação da lei antinepotismo amanhã?

***

As boas – Começa no próximo dia 24, em Curitiba, a oitava campanha anula de imunização de idosos contra a gripe. A intenção é superar a campanha passada, que imunizou 138.681 pessoas.

As más – As mulheres continuam continua ganhando bem menos que os homens. Com até quatro anos de estudo, a mulher recebe em média, 80,8% do rendimento do homem.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]