A CPI dos Correios chegou ao fim e dela restou o relatório do deputado Osmar Serraglio. Faltam agora os remédios e as providências.
O documento não se dispõe a grandes revelações. Expõe, simplesmente, o que todos sabemos, o que está na cara e é irrespondível.
Mas toca naquilo que mais mexe com os brios opacos dos políticos nativos. Daí a reação de gentes de todas as bandas e de todas as crenças políticas, da extrema esquerda à direita feroz, tentando manipular a análise do deputado.
Como diz o próprio Serraglio, "o senso moral e a consciência da responsabilidade cívica estão alarmantemente desgastados. A corrupção continua impune e protegida por uma tolerância que muitas vezes chega às raias da conivência".
Os políticos não gostam que se fale deles dessa maneira, principalmente quando é outro político quem acusa e está à vontade para apontar as mazelas e os responsáveis.
A grita foi enorme. Viu-se que há carapuças que se vestem com sofreguidão igual à da corista da terceira fila subitamente presenteada com uma estola de arminho.
Na base a crise é moral, o que não é difícil de explicar: os homens não sabem a diferença entre poder público e poder privado. E nem querem saber.
Trocam-se votos por cargos e prebendas, mas isso ainda é pouco, como qualquer um pode atestar no relatório de Osmar Serraglio, que levanta apenas uma parte da história, mas o suficiente para dar uma idéia clara dos desvãos da República.
A rapaziada não tem limites. Nem constrangimentos. Para ela vale tudo quando está em jogo a própria carreira e a felicidade sua e dos interesses de grupos que os manipulam.
Ou por outra: tudo fazem pela felicidade da pilantragem centrista, pecuarista, reformista, pentecostal, arroz-com-feijão e pingos nos is, qualquer alegação pode servir aos seus propósitos.
E o país que leve a breca.
***
Curiosidade mata Ontem, o tucano Luiz Carlos Hauly e o pefelista Durval Amaral receberam dezenas de ligações de companheiros de oposição interessadíssimos no conteúdo da conversa dos dois com Requião em Londrina.
De volta à periferia O prefeito Beto Richa começa a semana vistoriando obras nos bairros. Também definirá o nome do novo secretário de Obras, posto deixado por Nelson Leal Júnior.
Apoio ao Paraná Antes de planejar a estratégia para a votação final do projeto contra o nepotismo, o petista Tadeu Veneri guarda as energias para torcer hoje pelo Paraná Clube contra a Adap. Tricolor roxo, Veneri vai roer as unhas no Pinheirão.
Suor frio nas mãos Expectativa nas hostes petistas e tucanas. Duas pesquisas nacionais estão registradas no TSE serão divulgadas nos próximos dias. A do Datafolha neste fim de semana. O Sensus, na terça-feira, dia 11. Opinião do contribuinte Em breve, a opinião do contribuinte de Curitiba terá maior destaque. O procurador-geral do município, Ivan Lelis Bonilha, e o secretário das Finanças, Luiz Eduardo Sebastiani, pretendem valorizar a Junta de Recursos Administrativos Tributários, segunda instância para questões ligadas à tributação e ao fisco, como ISS e IPTU
Boa ordenha A popularidade da ordenha de vaca no Mercado Municipal de Curitiba atraiu o interesse dos curitibanos. A proposta do secretário municipal do Abastecimento, Norberto Ortigara, de estimular o consumo de derivados de leite no Mercado, deu resultado. Dobrou o consumo e atraiu políticos.
Aumento geral O líder do governo, Dobrandino da Silva, encaminhará ainda neste semestre projeto de lei para aumentar os salários dos delegados da Polícia Civil, procuradores do estado, e dos funcionários da Iapar e Emater.
Expectativa A sinalização do presidente Lula de que o Ministério da Saúde continuará nas mãos do PMDB agradou ao secretário da Saúde, Cláudio Xavier.
Pela Vida Na escolinha de terça, o governador Requião e os secretários da Saúde, Cláudio Xavier, e do Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Neto, lançam oficialmente o "Pacto Estadual pela Vida Estratégias de Redução da Mortalidade Materno-Infantil", com investimentos de R$ 18,2 milhões. No trecho O deputado Alexandre Curi segue hoje para Icaraíma e Porto Camargo. Ontem esteve em Palmeira, onde participou dos 187 anos da cidade.
De olho em Beltrão Os petistas Gleisi Hoffmann, os deputados André Vargas, Luciana Rafagnin e Assis do Couto participam do encontro do partido em Francisco Beltrão. Só na região com mais de 3.000 mil filiados.
Farpa "A mediocridade não reconhece nenhum valor acima de si mesma", diz o deputado Nereu Moura, do PMDB.
Não ofende A oposição consegue levantar vôo lançando candidato só depois de junho?
***
As boas Mais 56 ruas de Curitiba, de saibro ou antipó, estarão asfaltadas até o fim deste mês, o que representa quase 13 quilômetros de asfalto novo. As más A Anvisa determinou a apreensão e inutilização, em todo o país, da vacina contra a gripe Fluarix, que é falsificada.