Não fosse a derrota do Corinthians para o Flamengo e a reunião dos tucanos teria sido perfeita para o senador Alvaro Dias. Ele conversou com Beto Richa, Hermas Brandão e Valdir Rossoni com um olho na política, outro no jogo do Corinthians, indiferente aos apelos de Valdir Rossoni que queria confirmar a vitória do Atlético contra o Palmeiras.

CARREGANDO :)

Excluída a derrota corintiana, tudo o mais correu como Alvaro Dias esperava. Foi firmada a trégua que evitará conflitos e disputas internas, entre elas a anunciada pendenga da indicação para o Senado entre ele e Hermas Brandão. Na regra três de Osmar Dias aguardam Gustavo Fruet e o próprio Alvaro Dias não exclui que poderá entrar em campo, contanto que tenha o apoio dos tucanos da província e especialmente dos tucanos cheios de votos em Curitiba.

Como se vê, não será por falta de guapos que o PSDB ficará fora do páreo. O deputado federal Gustavo Fruet também está disposto a encarar Requião caso Osmar Dias não tenha condições de saúde ou de partido. "Tenho o couro curtido e muita gana de enfrentar o governador Requião que está vestindo pele de cordeiro", diz Fruet, que anda tão entusiasmado com a idéia da candidatura que passou a ver sinais de que deve seguir em frente.

Publicidade

Hoje, às 10 horas, dirigentes do PSDB, encabeçados por Valdir Rossoni, se reúnem com os caciques nativos do PP, PFL e PDT, em Curitiba, para conversar sobre a sucessão estadual. Conversa para por ordem na casa e apaziguar ânimos.

Rossoni vai exigir da rapaziada aliada que mantenha o compromisso e o entusiasmo em torno de uma candidatura tucana, caso ela tenha que ser escalada. Mas ainda paira sobre todos a sombra de uma possível aliança entre tucanos e o PMDB do Paraná, que depende de encontros marcados para esta semana em Brasília.

***

Paciência e canja – "Paciência e canja de galinha não fazem mal a ninguém", diz o tucano Hermas Brandão, disposto a esperar até o dia 19 pela definição da candidatura de Osmar Dias, que por sua vez espera para essa data a decisão nacional do PDT se vai ou não de presidenciável próprio.

A turma Lula–Requião – O cartorário Walter Sâmara, hoje no PTB, leu mensagem do presidente Lula na reunião dos adeptos da reeleição de Lula e Requião. E chegou a insinuar o nome do deputado Natálio Sticca, presente ao encontro, para a vice de Requião.

Publicidade

No interior – Na próxima sexta-feira, o presidente nacional do PSDB, Tasso Jereissati, desembarca em Curitiba. Depois, ao lado do presidenciável Geraldo Alckmin, visita Cascavel, Maringá e Paranavaí.

Desenvolvimento – Geraldo Alckmin só virá a Curitiba no dia 19, para a entrega do prêmio Aecic ao empresário Joel Malucelli, suplente ao Senado na chapa de Alvaro Dias. Aproveita para apresentar sua proposta aos capitães da indústria nativa. Quer arrancar aplausos atacando as políticas cambial e fiscal do governo Lula.

Peões e prendas – Até ontem, ao meio-dia, foram atendidas cerca de 10 mil pessoas no Mutirão da Cidadania, no parque dos Tropeiros, em Curitiba. O prefeito Beto Richa esteve todos os dias da semana na Cidade Industrial. Ontem fechou a agenda em reunião dos CTGs, com chimarrão, música gaúcha e conversa com peões e prendas.

Gravação – A turma tucana de oposição ao governador Requião vai assistir ao programa eleitoral gratuito do PMDB, que vai ao ar hoje, às 20h30, no rádio e na TV. Querem ver se não vem nenhum chumbo grosso do Palácio Iguaçu.

Palanque forte – As recentes pesquisas de opinião reforçaram as crenças do dirigente do PC do B, Ricardo Gomyde: "Sem candidatura do PMDB, Lula deve ganhar no primeiro turno. O lógico é a aliança de Lula com Requião. Não há motivo para a divisão das forças progressistas", pondera o pré-candidato a deputado federal.

Publicidade

Cultura – Rodrigo Rocha Loures, candidato a deputado federal pelo PMDB, e o prefeito Sérgio Stoklos conseguiram a aprovação da verba de R$ 7 milhões para a construção do Teatro Denise Stoklos, em Irati.

Pátria de chuteiras – Para que os deputados assistam à estréia do Brasil, na Copa do Mundo, a sessão ordinária do dia 13 será pela manhã.

Na contramão – O deputado estadual e presidente do PPS de Curitiba, Marcos Isfer, criticará hoje, na reunião do partido, a retirada da pré-candidatura presidencial de Roberto Freire e o indicativo de apoio ao PSDB. Considera as decisões precipitadas.

Farpa – "Tudo ficaria mais fácil na política se as pessoas respeitassem a palavra empenhada", diz Valdir Rossoni, tucano presidente estadual do PSDB.

Não ofende – Paz duradoura no poleiro?

Publicidade

***

As boas – * Curitiba tem a melhor saúde pública do Brasil. Quem diz é o Banco Mundial, através de Geoffrey Shepherd, consultor do Banco. As conclusões estão no site www.worldbank.org.

As más – * O Instituto de Economia Agrícola-IEA prevê para a safra deste ano uma queda de até 7% em função do endividamento dos produtores rurais e do rescaldo dos anos de frustração.