O Brasil é uma República Federativa. Mas o importante não é que isso esteja na lei ou seja ensinado às crianças nas escolas, diz o senador Osmar Dias.
Nos últimos tempos, explica ele, a Federação se transformou em ficção, tal a concentração de recursos e poderes nas mãos da União.
As sucessivas alterações no regime tributário brasileiro, todas em favor da União, levaram a uma situação insuportável para estados e municípios. Para que se tenha uma idéia, hoje a União detém 63% do total de arrecadação no país.
"O governo federal tem devolvido muito mal esses recursos à população, pois determina prioridades que nem sempre são aquelas que os cidadãos definiriam e que seriam melhor percebidas pelo prefeito e pelos vereadores que tem contato direto com a população", diz o senador Osmar Dias.
A União tem usado uma fórmula típica da filosofia do jeitinho brasileiro. Para não dividir os impostos com os estados e municípios, passou a driblar a lei e a arrecadar mais, muito mais, através de contribuições, taxas e emolumentos.
Agora, ressurge a esperança de acabar de vez com esse engodo que empobreceu os municípios. O senador Osmar Dias apresentou projeto de lei que corrige o descalabro. Foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e vai a plenário com largas chances de sucesso neste ano eleitoral.
A lei de Osmar Dias obriga a União a dividir com estados e municípios o dinheiro arrecadado na forma de contribuições. Para que se tenha uma idéia, aqui no Paraná vai quase dobrar o que cabe às prefeituras no Fundo de Participação dos Municípios.
Hoje, os municípios paranaenses recebem R$ 1,8 bilhão do Fundo de Participação. Aprovada a lei, passarão a receber R$ 3 bilhões. Como se vê, o suficiente para tirar todos os municípios da beira da falência. Não são poucos. Mas o sucesso final desta iniciativa de Osmar Dias ainda depende da mobilização de prefeitos e governadores para aprovar a lei em plenário. É o que veremos.
***
Mulheres na liça Hoje, o PT decide entre Gleisi Hoffman e Clair da Flora Martins, qual das duas será sua candidata ao Senado da República. O encontro, no Centro de Convenções Orleans, deverá reunir mais de quinhentos militantes.
Preferida pela base A direção estadual do PT fez sondagens internas de opinião e aposta na indicação de Gleisi Hoffman, hoje diretora financeira da Itaipu Binacional. Encontros clandestinos O governador Requião tem conversado com o senador Osmar Dias, do PDT, o que é normal nas relações entre os dois. A novidade seria um encontro agendado com o senador tucano Alvaro Dias.
Prévias mantidas O diretório estadual do PMDB vai manter a mobilização pelas prévias marcadas para amanhã. O dirigente estadual Dobrandino da Silva, em decisão conjunta com o secretário-geral Luiz Cláudio Romanelli, manteve a convocação dos 1.953 convencionais no Paraná Clube, a partir das 9 horas.
Levianas Os ministros da Integração Nacional, Ciro Gomes, e de Minas e Energia, Silas Rondeau Cavalcanti, consideraram as denúncias contra Itaipu incabíveis. Os dois participaram de reunião do Conselho da estatal.
Animados Os dez deputados estaduais, três federais e sete secretários de Estado que formam a banda estadual de Garotinho acreditam na vitória do ex-governador carioca e em suas chances na corrida presidencial.
Marina elogia A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, ligou para o prefeito Beto Richa para agradecer e elogiar a prefeitura pela organização dos encontros da ONU.
Cinema e vídeo Viva Ítala Nandi. O governador Requião inaugura hoje o ano letivo 2006 da CINETVPR Escola Superior Sul Americana de Cinema e TV.
Despedida do TC O conselheiro Rafael Iatauro, futuro chefe da Casa Civil, deixará o TC nos próximos dias. Em discurso de despedida, Iatauro relembrou 40 anos dedicados ao órgão.
Correção do ICMS O deputado Natálio Stica encaminhou ofício à Receita Estadual para que se faça a imediata correção do preço médio dos combustíveis que servem de cálculo do ICMS.
Média Os vereadores Ney Leprevost, do PP, e Tico Kuzma, do PPS, vão propor, na Câmara Municipal, uma moção de apoio ao aumento de salários dos delegados de polícia .
Farpa O deputado Durval Amaral ficou abismado com a quantidade de ambulâncias no pátio da Assembléia após a sessão que escolheu Orlando Pessuti conselheiro do TC. "Não digo que houve troca de votos por ambulâncias, mas que é uma coincidência muito grande, isso é.", ironizou. Não ofende O leitor acredita em candidatura própria do PMDB à Presidência da República?
***
As boas O melhor disco independente de 2005 é do Paraná. Chama-se "Vc vai perder o chão", da banda de rock Terminal Guadalupe. Os músicos receberam o prêmio no Teatro Odisséia, no Rio. As más As mulheres representam 51% das emissões de cheques sem fundos no país. O motivo mais recorrente é o descontrole financeiro que representa 24% do total. Diz o Telecheque.
Com “puxadinhos” no Orçamento, governo Lula legaliza fracasso do arcabouço fiscal
Alexandre de Moraes procurou presidente do Banco Central para pedir pelo Banco Master
Campanha da Havaianas com Fernanda Torres leva chinelada de políticos e consumidores de direita
Próximo alvo? As semelhanças e diferenças nas ofensivas de Trump contra Maduro e Petro