Os tucanos da província se reúnem hoje para amenizar as tensões e reduzir a taxa de intrigas e de equívocos no poleiro.
Só o pessoal de alto coturno. Beto Richa, Hermas Brandão, Valdir Rossoni, Alvaro Dias. Ninguém mais. A portas fechadas, no escritório de Alvaro.
As preliminares estão dadas. Alvaro Dias desistiu de vez da candidatura ao governo. É candidato ao Senado e da conversa de hoje quer extrair um acordo que evite a necessidade de disputar a indicação do partido com Hermas Brandão.
Os tucanos nativos têm boa chance de lavar a roupa suja e sair dessa com a unidade mínima necessária para armar o palanque de Geraldo Alckmin no Paraná. O que menos precisam neste momento é da guerra intestina, que muito favorece o adversário.
O candidato oficial, até segunda ordem, continua sendo Osmar Dias, do PDT. Se falhar, entra em campo o deputado Gustavo Fruet. Jovem, guapo, com base em Curitiba.
Há mais. Os quatro senhores vão tratar de algumas possibilidades e da linha estratégica para enfrentar o candidato do PMDB, Roberto Requião. Se for Osmar o candidato, tentarão ganhar no primeiro turno. Mas se for Gustavo Fruet, farão tudo para levar o pleito para o segundo.
Neste caso, há quem defenda a idéia de propor ao PFL que se junte ao PPS para reforçar a candidatura de Rubens Bueno. Além de estimular progressos na candidatura de Flávio Arns, do PT. Enfim, acreditam certos tucanos que no segundo turno poderão reunir o mundo contra Requião.
Mas saibam todos que a hipótese de uma aliança com o governador, desde que este apóie declaradamente a Geraldo Alckmin e só a Geraldo Alckmin, não foi descartada. Os políticos gostam de trabalhar com várias alternativas e às vezes se enrolam nelas. Mas são assim e como diria Aníbal Curi, "não se ensina truque novo para cachorro velho".
***
Boca fechada Augustinho Zucchi vai à reunião de amanhã dos dirigentes de partidos que formam a frente de apoio ao senador Osmar Dias. Mas não vai abrir à boca. Até, porque, não aceita discutir a possibilidade de Osmar Dias abandonar a corrida.
Só a turma do PDT Na terça, Augustinho Zucchi, presidente interino do PDT, reúne a tropa sob orientação de Osmar Dias, para clarear as posições e segurar a moçada até a definição final da direção nacional sobre candidato à Presidência.
Primeira convenção O PC do B faz hoje a sua convenção estadual. Vai aprovar a candidatura de Ricardo Gomide a deputado federal. O PC do B pretende apoiar Lula e Requião.
Coordenador tucano Os tucanos de Curitiba estiveram em Brasília, na semana. Escolheram João Cláudio Derosso para coordenar a campanha de Geraldo Alckmin na cidade. Derosso, presidente da Câmara, torce pela candidatura de Gustavo Fruet no Paraná.
Mãos limpas no interior Rodrigo Rocha Loures, o filho, candidato a deputado federal pelo PMDB, articula a interiorização do Programa Mãos Limpas. Quer levá-lo a Foz do Iguaçu, Cascavel e Ponta Grossa. O programa já esteve em Londrina.
Verdes em Curitiba A convenção nacional do Partido Verde, o PV, será em Curitiba. Articulação bem sucedida do presidente estadual, Mello Vianna. A estrela do encontro será o deputado Fernando Gabeira.
Novo prefeito Santa Fé, no Norte do Paraná, escolhe novo prefeito hoje. Os sete mil votos serão disputados entre Fernando Brambilla, do PPS, João Mauro, do PSDB, e Paulo Assaiante, do PP. O prefeito Pedro Brambilla, do PMDB, foi cassado em 2005. Fernando Brambilla é seu filho.
Nada até agora O pai do vereador Tico Kusma, do PPS, foi assassinado em fevereiro e até agora a polícia não conseguiu desvendar o crime e prender os assassinos. Kusma, entre outras denúncias, acusa o IML de sonegar o laudo pericial à Delegacia de Furtos e Roubos.
No comando, outra vez O ex-secretário Renato Adur vai coordenar a campanha de Requião em 15 microrregiões do estado. Adur é um dos quadros dirigentes do PMDB que não esconde a sua simpatia pela candidatura presidencial do tucano Geraldo Alckmin. É, também, uma das figuras do partido mais próximas de Osmar Dias, do PDT.
Equívoco de muletas Na porta da Escola Sidônio Muralha, na CIC, o prefeito Beto Richa foi abordado por um velhinho que foi buscar o neto.
Que bom ver o senhor por aqui. Eu dizia na eleição que não era para deixar de votar no senhor, que o senhor viria aqui, mesmo usando muletas.O velhinho confundiu Richa, que anda de muletas na pós-cirurgia do pé, com Ângelo Vanhoni, do PT. Farpa "Ou é Osmar Dias ou não é ninguém", diz Augustinho Zucchi, do PDT.
Não ofende Amanhã, todos os tucanos do alto clero estarão de olho no programa de tevê de Requião?
***
As boas O consumo das famílias brasileiras cresceu 4% no primeiro trimestre de 2006, em relação ao mesmo período do ano passado.
As más As empresas industriais exportaram menos em 2005. Resultado da exposição menor de pequenas e médias empresas no exterior.
Número de obras paradas cresce 38% no governo Lula e 8 mil não têm previsão de conclusão
Fundador de página de checagem tem cargo no governo Lula e financiamento de Soros
Ministros revelam ignorância tecnológica em sessões do STF
Candidato de Zema em 2026, vice-governador de MG aceita enfrentar temas impopulares