Os tucanos nativos fizeram típica reunião de tucanos. Depois de horas de ponderações marcaram a próxima reunião para encaminhar decisões.
Na prática, tudo se encaminha para a aliança do PSDB com o PMDB de Requião. Fato já comunicado pelo próprio governador ao presidente Lula, ontem, em conversa ao pé do ouvido.
Pois bem, senhores, o que falta para bater o martelo, selar o acordo, subir ao altar? Falta a convenção. A do PMDB ocorre no próximo fim de semana. A do PSDB no fim da semana seguinte.
Um expert em tucanos, da intimidade do poleiro, diz que há três grupos dentro do PSDB paranaense. O primeiro é o dos que querem abertamente a aliança com Requião. Entendem que é o melhor para Geraldo Alckmin e a opção que restou com a impossibilidade de aliança com Osmar Dias.
O segundo grupo quer, mas faz de conta que não quer. Acredita que o distinto público poderá por reparos em casamento que une capuletos e montechios da política da província.
O terceiro grupo, minoritário, aposta no suicídio da candidatura própria. Faz tudo para evitar proximidades com o PMDB de Roberto Requião. Mesmo que isso signifique flertar com Rubens Bueno, que não se dá por achado e sai em busca de todos os apoios para empinar a sua pandorga.
Confuso? Nem tanto, se considerarmos que o arraial tucano é assim, complexo, habitado por lideranças díspares e com objetivos discrepantes. De certo mesmo é que a decisão final se dará na convenção. No arraial do PMDB e dos tucanos que apostam na aliança, ontem todos expunham sorrisos de vitória. Não há um que duvide de que a absoluta maioria dos tucanos vai votar pela aliança na convenção do final do mês. E a turma do PMDB diz que marcou a sua para o dia 24, dedicado a São João, para aproveitar o foguetório também para o santo.
Ácido cítrico No jantar do PT na segunda, em Santa Felicidade, sobrou acidez da rapaziada contra o governo Requião. Todos, sem exceção, incluídos os requianistas de sete costados, não pouparam o antigo aliado. Como se vê, André Vargas e Paulo Bernardo não estão só na trincheira dos atacantes.
PTB engajado O PTB de Flávio Martinez, Carlos e Íris Simões e de Alex Canziani está definitivamente engajado na reeleição de Requião e de Lula. Resta saber se aceitará um acordo para correr com outros partidos nas proporcionais, como quer o governador.
Rumo à convenção Levantamento interno no PSDB aponta que 63% dos prefeitos e 65% dos vereadores preferem um acordo com o PMDB.
São João "Devemos mudar nossos rumos para encontrar a luz", repetia ontem o presidente do PMDB nativo, citando São João, para justificar a escolha de 24 de junho como data da convenção do PMDB paranaense.Ao pé do ouvido Enquanto o governador Requião aguardava a chegada do presidente Lula no Aeroporto Afonso Pena, foi chamado às pressas ao telefone para atender o senador Osmar Dias. Requião não revelou o teor da conversa, mas pelo sorriso esboçado após desligar o celular, deu a entender que as conversas pelo apoio do PDT estão de vento em popa.
Alívio petista Os deputados do PT, Elton Welter, Ângelo Vanhoni e Natálio Stica tiveram conversa rápida e reservada com o presidente Lula. Ouviram de Lula que há potencial na candidatura de Flávio Arns. "Ele ainda falou que o apoio do PSDB ao Requião, fortalece a candidatura do Arns", emendou Welter.Tarifa mais baixa O governador Requião e o prefeito de Curitiba, Beto Richa, assinaram convênio para reduzir em até 12% os custos do diesel do transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana.
PF em Cascavel O governo federal inaugura delegacia regional da PF, em Cascavel, no prédio onde funcionava a Justiça do Trabalho. A informação é do deputado federal Irineu Colombo, do PT, que articula a instalação desde 2003, junto ao Ministério da Justiça.
Título Na sexta-feira o secretário da Saúde, Cláudio Xavier, receberá o título de cidadão honorário de Paranavaí. A solenidade será após a inauguração do Hospital Regional de Paranavaí, que atenderá cerca de 200 mil habitantes de toda a região.
Retífica Luís Eduardo Cheida será candidato a deputado federal, garante a sua assessoria. Tudo o mais é especulação.
Farpa "No biodiesel vamos aproveitar a mamona, a soja, inclusive a soja transgênica, viu Requião", pequena provocação do presidente Lula, ontem, em Araucária.
Não ofende Entramos na fase do quem dá mais?
As boas Segundo o IBGE, as vendas no comércio varejista cresceram em abril. Em relação a março, o aumento foi de 1,52% no volume e de 1,43% nos ganhos.
As más A falta de chuvas no Paraná preocupa o agricultor. A estiagem atual já secou rios e baixou drasticamente o nível da água nos reservatórios.