• Carregando...

Ontem, Requião desceu a serra. Almoçou em Morretes, no arraial de Joel Malucelli, primeiro-suplente do candidato tucano ao senado, Alvaro Dias.

Assim caminha a humanidade. O tom da reunião era de festa e, segundo o deputado Alexandre Curi, não há mais nada que impeça o entendimento final entre o PMDB de Requião e os tucanos no Paraná.

Mas todos parecem preferir o clima de indefinição. Em Belo Horizonte, onde participavam da convenção nacional do partido, o presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, e o prefeito Beto Richa, garantiam que ainda vivemos a temporada de boatos.

Definição, mesmo, só no dia 30 de junho, quando se encerram as convenções estaduais. A aliança com o PMDB dependerá muito da certeza de que Requião vai oferecer apoio explícito e empenhado à candidatura de Geraldo Alckmin.

Até agora, há muitas dúvidas sobre essa disposição de Requião. E a proliferação de comitês Lula–Requião deixa os tucanos com a pulga atrás da orelha. De qualquer forma, é uma possibilidade real, conversada e do interesse dos tucanos da República, que fazem qualquer negócio para ver a candidatura de Alckmin decolar.

O objetivo passou a ser levá-la para o segundo turno, quando tudo poderá mudar e Alckmin apareceria como vitorioso, pois Lula e seu time apostam e divulgam que vão ganhar ainda no primeiro.

Richa acredita na eleição de Alckmin, mas defende uma flexão tática na campanha. Ele condena insistência em bater no governo, em desconstruir a imagem de Lula. Prefere mostrar os planos desenvolvimentistas de Geraldo Alckmin para o país. E mostrá-lo como candidato capaz como administrador e correto do ponto de vista moral.

Uma agenda positiva, pede Beto Richa. Todas as alianças devem ser construídas em cima dessa perspectiva. Inclusive o que poderá ocorrer no Paraná. Pronto para largar – Após café da manhã, em Curitiba, com o senador Osmar Dias, o pré-candidato do PDT à Presidência da República, senador Cristóvam Buarque, diz que saiu do encontro com a impressão de que o pedetista paranaense está pronto para concorrer ao governo, independentemente da decisão da convenção no dia 19.

Não atrapalhem, pede Lula – O presidente Lula tem reiterado os pedidos para que os petistas do Paraná não atrapalhem o surgimento de comitês Lula–Requião. Insistem em explicar que o grande desafio do partido é a sua reeleição à Presidência da República e não o desempenho de candidatos em suas paróquias.

Apoio suprapartidário – A candidata do PT ao Senado, Gleisi Hofmann, poderá ter o apoio do pessoal do PPS. O mesmo ocorre com a turma do PTB, que já está trabalhando por ela.

PFL fica de fora – O PFL descarta qualquer possibilidade de aliança com o PMDB do governador Requião. A tese foi rechaçada pelo deputado federal Eduardo Sciarra ao comentar o possível acordo entre o PMDB e o PSDB no Paraná.

Fora de questão – De acordo com Sciarra, apesar do PFL compor a vice na chapa de Geraldo Alckmin, está fora de questão qualquer acordo aqui no Paraná. "Não posso falar pelo PSDB, mas o PFL vai caminhar com as próprias pernas aqui no estado, seja com candidato próprio ou apoiando um nome, desde que seja de oposição a Requião", garantiu o pefelista.

Reservatórios – O governador Requião e o presidente da Sanepar, Stênio Jacob, inauguram logo mais, às 15 horas, dois reservatórios de água em Curitiba. No Parolin e no Tatuquara, ambos com capacidade para 15 milhões de litros de água.Nos trilhos – A América Latina Logística participou do "Seminário Brasil nos Trilhos", em Brasília. Bernardo Hees, presidente, debateu sobre o setor ao lado de executivos de outras concessionárias e também de Paulo Sérgio Passos, ministro dos Transportes e Demian Foicca, presidente do BNDES.

Mesmo Lado – O Comitê Suprapartidário Lula–Requião lançou Carta de Princípios, em Curitiba, defendendo um palanque conjunto no Paraná. O documento é uma reação às negociações conduzidas para uma aliança com o PSDB. Destaca que o governador e o presidente sempre estiveram do mesmo lado.

Cobrança – O deputado Nereu Moura, do PMDB, reuniu-se em Brasília com o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Falaram sobre o presídio federal de Catanduvas, no oeste do Paraná. Nereu disse que, se o governo federal não investir na cidade, a população não vai deixar o presídio ser inaugurado.

Farpa – "Os candidatos a deputado pelo PMDB devem trabalhar e deixar as especulações de lado. Requião sabe o que está fazendo". Palavras de Jorge Rosas Demiate, candidato a deputado federal.

Não ofende - A campanha de Alckmin começou a pegar fogo em Cascavel?

As boas – A Associação Comercial do Paraná estima que as vendas do comércio pelo Dia dos Namorados sejam 7% maiores do que no ano passado.

As más – A greve de servidores federais da educação básica e profissional chega hoje ao 26.º dia, atingindo mais de 30 escolas de todo o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]