Foi empossado como procurador de Justiça, no dia 1.º de agosto, o doutor Moacir Gonçalves Nogueira Neto, por ter sido promovido por merecimento pelo egrégio Conselho Superior do Ministério Público. A solenidade, presidida pelo procurador-geral de Justiça, aconteceu na sala do órgão especial do Ministério Público do Estado do Paraná e contou com a presença de membros do Conselho Superior, procuradores e promotores de Justiça, familiares e amigos. O empossado ingressou no Ministério Público em 22 de abril de 1986 e atuou como promotor de Justiça titular nas comarcas de Cruzeiro do Oeste, Cambará, Antonina, Goioerê, Araucária, Foz do Iguaçu e Curitiba.
Orçamento 1
No dia 27 de julho foi realizado no Auditório da Procuradoria-Geral de Justiça encontro temático sobre Orçamento Público. O evento contou com o apoio da Associação Paranaense do Ministério Público. O encontro foi constituído de quatro painéis. O primeiro foi apresentado por Francisco Fernando de Moraes Meneses Filho e Antônio da Costa Barbosa com o tema "Programa Interinstitucionalidade do Ministério Público do Estado do Maranhão e Tribunal de Contas do Estado do Maranhão-Relato de uma Experiência", que teve a finalidade de divulgar o programa "Contas na Mão", que vem sendo desenvolvido no estado do Maranhão, em parceria com o Tribunal de Contas. O objetivo do programa é contribuir para a transparência da gestão fiscal, principalmente através da observância do art. 49 da LRF; construir a cultura da exigência do orçamento participativo previsto pelo art. 48 da LRF e 44 do Estatuto das Cidades como condição de validade jurídica do processo orçamentário; e colaborar com o controle interno através do incentivo à instalação das contadorias públicas. (o material em CD-ROM está disponível na secretaria da APMP com Adriane Fila).
Orçamento 2
O segundo painel foi apresentado pelo corregedor-geral do Tribunal de Contas dr. Fernando Augusto Mello Guimarães e pelo presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, dr. Laérzio Chiesorin Júnior, referente ao tema Controle do Orçamento Público. O terceiro foi apresentado pela dra. Ângela Cássia Costaldello, procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, com o tema Gestão do Orçamento Público. O quarto painel consistiu em reunião administrativa, realizada no gabinete do procurador-geral de Justiça, e que contou com a presença de procuradores e promotores de Justiça, ocasião em que a Administração apresentou dados referentes ao Orçamento interno do Ministério Público e foram discutidas medidas ligadas ao planejamento institucional. As propostas e conclusões desta reunião estão sendo redigidas pela promotora de Justiça dra. Ângela Khury e serão divulgadas no próximo boletim da APMP.
Gestão Pública
A necessidade de buscar um novo modelo de gestão pública, inclusive no plano interno da Instituição, em razão dos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, fez com que a Associação Paranaense do Ministério Público, idealizasse a realização de um curso a distância, de Gestão de Políticas Públicas. O principal objetivo do Curso é atender as demandas de desenvolvimento das atribuições do Ministério Público do Estado do Paraná, e no acompanhamento e avaliação das políticas públicas. Os objetivos específicos são: desenvolver metodologias que permitam promover uma revisão do atual modelo de gestão; desenvolver propostas metodológicas que permitam definir e utilizar os principais indicadores para avaliação de políticas públicas; e desenvolver um projeto piloto de educação a distância em gestão de políticas públicas. No último dia 2, e depois de várias discussões, a proposta foi entregue na APMP, em reunião realizada com o proponente, a presidente da APMP e o promotor de Justiça Wilson Galheira. A intenção da APMP é realizar uma pesquisa sobre o interesse dos associados em realizar o Curso e também discutir com o Ministério Público, através do Ceaf, a possibilidade de estabelecer parcerias, visando a realização do Curso. Em breve outras informações serão disponibilizadas aos associados.
Direitos Humanos
No dia 30 último a solenidade de abertura do Encontro Brasileiro de Direitos Humanos, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Fiscal, Associação dos Magistrados Brasileiros, Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas, Associação Paranaense do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil-Curitiba, contou com a presença de aproximadamente 800 pessoas. A palestra magna foi realizada pelo senador Cristovam Buarque e destacou a importância da educação como forma de efetivação dos direitos humanos. Durante a abertura foi lançada e aprovada a idéia da criação em Curitiba da "Universidade Livre dos Direitos Humanos".
Participe!
Encaminhe notícias de interesse dos associados aos cuidados de Cristiane Rangel para o e-mail imprensa@apmppr.org.br ou pelo fone/fax (41) 3352.2919.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Deixe sua opinião