Após 36 anos e 7 meses de serviços ininterruptos prestados ao Judiciário paranaense, aposentou-se compulsoriamente no dia 16 de julho o desembargador Munir Karam, integrante do Tribunal de Justiça do Paraná. Essa marca, em sua carreira de magistrado, foi coroada, no último dia 13, com a entrega de certidão ao presidente do TJ, desembargador José Antonio Vidal Coelho, e requerimento no qual solicitava que fosse averbada, em sua ficha funcional, "que não devolveu, nem reteve em seu poder, qualquer processo para despacho ou para lavrar voto, estando zerado quanto a cargas de autos conclusos". No mesmo documento, o desembargador Munir Karam solicitou, ainda, a averbação do total de processos relatados no primeiro semestre deste ano: 342, entre votos e decisões monocráticas. O desembargador Munir Karam entregou a certidão ao presidente do TJ na presença do vice-presidente, desembargador Antonio Lopes de Noronha, e também da secretária do Tribunal, Anette Marie Roesner. Jantar em homenagem
O cerimonial da Presidência do TJ comunica que, às 20 horas do dia 31 de julho, terça-feira, será realizado jantar em homenagem ao desembargador Munir Karam, no Salão Capri, do Restaurante Madalosso. O preço, por pessoa, é de R$ 25,00, sendo necessário confirmar presença até a próxima quinta-feira, dia 26, pelos telefones (41) 3200-2120, 3200-2396, 3200-2880 e 3200-2171.
Convocação
A desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes, integrante do TJ, foi designada para substituir, no Órgão Especial, o desembargador Oto Luiz Sponholz, a partir do dia 24 de julho, durante o seu afastamento.
Designação
O juiz de direito substituto de segundo grau, Rui Portugal Bacellar Filho, foi designado para substituir no cargo vago existente junto à 2.ª Câmara Cível, em razão da aposentadoria do desembargador Luiz Cezar de Oliveira.
Promoções
Pelo critério de antiguidade, a juíza de direito da Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial da comarca de São Mateus do Sul, Inês Marchalek Zarpelon, foi promovida ao cargo de juiz de direito substituto da 1.ª Seção Judiciária da comarca da região metropolitana de Curitiba. Já pelo critério de merecimento, o juiz de direito da comarca inicial de Morretes, José Eduardo de Mello Leitão Salmon, foi promovido para a Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial da Comarca de entrância intermediária de Castro.
Remoção 1
Por permuta, a juíza de direito da Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial da comarca de entrância intermediária de Cambé, Márcia Guimarães Marques da Costa, foi removida para a Vara Criminal, da Infância e da Juventude e Família da comarca de igual entrância de Arapongas, e deste para aquele cargo o juiz de direito Matheus Orlandi Mendes.
Remoção 2
Pelo critério de antiguidade, a juíza de direito da Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial da comarca de Colorado, Ornela Castanho, foi removida para a Vara da Infância e da Juventude, Família, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial da comarca de Campo Mourão.
Remoções 1
Por opção e pelo critério de antiguidade, foram removidos o juiz de direito da Vara da Infância e da Juventude e Família da comarca de Pato Branco, João Marcos Anacleto Rosa, para a 1.ª Vara Cível da mesma comarca; a juíza de direito substituta da 1.ª Seção Judiciária da comarca da RMC, Suzana Massako Hirama Loreto de Oliveira, ao cargo de juiz de direito da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e Família do Foro Regional de Piraquara da mesma comarca, e o juiz de direito da Vara Criminal, da Infância e da Juventude e Família da comarca de Francisco Beltrão, Maceió Cataneo, para o Juizado Especial Cível e Criminal da mesma comarca.
Remoções 2
Por opção e pelo critério de merecimento, foram removidos os juízes de direito substitutos: Jamil Riechi Filho, da 10.ª Seção Judiciária da comarca de Londrina, ao cargo de juiz de direito da 4.ª Vara Cível da mesma comarca; Rosselini Carneiro, da 1.ª Seção Judiciária da comarca da RMC, ao cargo de juiz de direito da 2.ª Vara da Fazenda Pública, Falências e Concordatas do Foro Central da mesma comarca; Eduardo Novacki, da 1.ª Seção Judiciária da comarca da RMC, ao cargo de juiz de direito da Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial do Foro de Almirante Tamandaré, da mesma comarca; Luciana Virmond César, da 8.ª Seção Judiciária da comarca de Guarapuava, ao cargo de juiz de direito substituto da 7.ª Seção Judiciária da mesma comarca. Também o juiz de direito da 4.ª Vara Cível da comarca de Foz do Iguaçu, Gabriel Leonardo Souza de Quadros, foi removido para a 2.ª Vara Cível da mesma comarca.
Opção
Concedida opção ao juiz de direito da comarca de entrância intermediária de Irati, Fernando Eugênio Martins de Paula Santos Limai, ao cargo de juiz de direito da Vara Cível, Registros Públicos, Acidentes do Trabalho e Corregedoria do Foro Extrajudicial da mesma comarca, criada pela Lei n.º 15.520, de 4/6/2007, publicada no Diário Oficial n.º 7486, de 5/6/2007.
Escola de Servidores
A Escola de Servidores da Justiça Estadual (Eseje) está realizando o curso "Noções de Avaliação Judicial" destinado a oficiais de justiça da capital e do interior do estado. Com 218 participantes, divididos em quatro grupos semanais, o curso integra o 1.º Projeto de Capacitação de Servidores da Justiça Estadual, aprovado pela Eseje e realizado em parceria com a Escola da Magistratura do Paraná (Emap), com o objetivo de apresentar a alteração na legislação que ampliou as atribuições dos oficiais de justiça, acrescentando-lhes a função de avaliador (Leis n.º 11.232, de 22/12/05 e 11.382, de 6/12/06).
Rede de telecomunicações
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aprovou a criação de uma rede de telecomunicações exclusiva do Judiciário, com o objetivo de reduzir custos, agilizar o andamento processual e ampliar a segurança. A rede permitirá a troca de informações entre os tribunais e órgãos como a Advocacia-Geral da União e o Ministério Público, por meio mais rápido e seguro. A estimativa da Comissão de Informatização, Modernização e Projetos Especiais do Conselho Nacional de Justiça é de que a primeira etapa da rede seja concluída até novembro. Nesta fase, os juízes vão dispor de um ramal telefônico. Em uma etapa posterior, poderão ser realizadas videoconferências.
Magistratura do Trabalho
O Tribunal Regional do Trabalho-9.ª Região (Paraná) está com inscrições abertas ao concurso público para juiz substituto, cujas inscrições poderão ser feitas, exclusivamente, pela internet, através do site www.pucpr. br/concursotrt9, no período de 23 de julho a 21 de agosto próximos. Estão sendo oferecidas 20 vagas. Informações podem ser obtidas por meio do Edital n.º 1/ 2007, de abertura de concurso público, disponível no mesmo site, ou também no www.trt9.gov.br.
Licitações
A Divisão de Licitações do Departamento do Patrimônio está recebendo propostas, tipo menor preço, para o Convite n.º 23/2007, que tem por objeto a contratação de empresa para fornecimento de pães e broas, destinados à Divisão de Atendimento de Copa do Departamento de Administração e Serviços Gerais. A data de abertura das propostas está marcada para o dia 9 de agosto, às 9h30. Informações complementares podem ser obtidas na Divisão de Licitações, na Rua Álvaro Ramos, 157 Centro Cívico telefone (41) 3200-2142. Os interessados deverão retirar o edital, em disquete, ao custo de R$ 5,00, mediante guia de recolhimento ao Funrejus, ou sem ônus, se solicitados pelo endereço eletrônicolici@tj.pr.gov.br, ou, ainda, fazendo download por meio do site www.tj.pr.gov.br/licitacao.
Plantão Judiciário
Os juízes de direito substitutos Sibele Lustosa Coimbra (1.º grau) e DArtagnan Serpa Sá (2.º grau) respondem pelo Plantão Judiciário a partir desta segunda-feira, dia 23, até o próximo dia 30 de julho de 2007, às 17 horas. Nos dias de expediente forense, o atendimento será feito no horário das 8h30 às 17 horas, na Vara de Inquéritos Policiais, localizada no 13.º andar do prédio do Fórum Criminal, na Rua Marechal Floriano Peixoto, 672 fone (41) 3323-6767. Das 17 horas às 8h30 do dia seguinte e, ainda, nos dias em que não houver expediente forense, o atendimento será feito pelo Serviço de Plantão, que funciona junto à Vara de Inquéritos Policiais, no andar térreo do mesmo edifício.
www.tj.pr.gov.brimp@tj.pr.gov.br
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião