Coordenador da bancada do Paraná em Brasília, o deputado federal João Arruda (PMDB, à dir. na foto) se reuniu nesta quinta-feira (23) com os coordenadores de Santa Catarina, Mauro Mariani (PMDB, ao centro na foto), e do Rio Grande do Sul, Giovani Cherini (PDT, à esq.). Na pauta a criação da “Bancada Sulista”, grupo que reuniria os 77 deputados federais e os 9 senadores dos três estados. A ideia é discutir e apresentar projetos em comum à região. Como pano de fundo, romper com a diferença de investimento por parte do governo federal em relação ao Nordeste – segundo Arruda, os sulistas tiveram o aporte de R$ 2,076 bilhões em 2012, contra R$ 16,5 bilhões dos nordestinos. “Precisamos nos unir. Às vezes os deputados da nossa região se acham autossuficientes”, critica Arruda. Os líderes voltam a se reunir no próximo dia 12 já para estabelecer o lançamento oficial da bancada sulista.
Na bronca com Kassab
Chegou a hora de a presidente Dilma, num gesto de dignidade e de amor ao Brasil, renunciar. Chega de incompetência e corrupção.
Os deputados federais do estado não gostaram de não terem sido avisados da visita oficial que o ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), fará nesta sexta-feira (24) a Cascavel. “Isso é muito ruim. Os nossos deputados poderiam acompanhá-lo, prestigiá-lo, mas não vão poder. Já mandei um ofício [ao ministério] reclamando. Isso é agenda oficial. Quando for agenda política, partidária, ele pode cumprir no fim de semana”, criticou Arruda.
Richa versus Traiano
O governador Beto Richa (PSDB) parece estar com saudades de Valdir Rossoni (PSDB) na presidência da Assembleia Legislativa do Paraná – Rossoni atualmente está em Brasília atuando como deputado federal. Num projeto do Executivo enviado à Casa na quarta-feira (22), a justificativa da proposta estava endereçada a Rossoni e não ao atual presidente do Legislativo, Ademar Traiano (PSDB). O equívoco já foi corrigido em um novo protocolo, e tudo terminou bem no ninho tucano.
Salário novo
A Câmara de Curitiba promoveu o encontro de três comissões nesta quinta-feira (23) – Legislação, Justiça e Redação; Economia, Finanças e Fiscalização; e Serviço Público – para aprovar o aumento nos salários do funcionalismo municipal. Servidores comissionados terão um reajuste de 6,54%. Os efetivos ficarão com 7,68%. Os 6,54% correspondem à reposição inflacionária dos últimos 12 meses, apurada pelo Índice de Preços ao Consumidor do Município de Curitiba (IPC), calculado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). Assim, a diferença de 1,14% pode ser considerada aumento real.
Confirmado
Conta o jornalista André Gonçalves, do blog Conexão Brasília e correspondente da Gazeta do Povo em Brasília: está confirmada para o dia 6 de maio a sabatina do jurista paranaense Luiz Edson Fachin no Senado. A informação partiu do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), relator da indicação do professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) para ocupar a vaga deixada por Joaquim Barbosa no Supremo Tribunal Federal (STF).
Reforma política
A Fundação Ulysses Guimarães, ligada ao PMDB, realiza no próximo dia 4 de maio, em parceria com o Diretório Municipal do partido de São José dos Pinhais, o 1º Seminário sobre Reforma Política. O evento é aberto ao público e será realizado na Câmara de Vereadores da cidade, a partir das 19 horas.
Colaboraram: André Gonçalves, Carlos Eduardo Vicelli e Euclides Lucas Garcia.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais