O prefeito Gustavo Fruet (PDT) passou por uma sabatina diferente na sexta-feira (29). Acostumado a enfrentar perguntas mais abstratas sobre orçamento e políticas públicas, foi à rádio 98 FM e respondeu a perguntas de ouvintes com os “pés no chão”. As questões incluíam gente reclamando, por exemplo, dos buracos no asfalto que fazem o passageiro de ônibus “pular que nem pipoca” e moradores de vários bairros reclamando das enchentes. Fruet manteve o mesmo tipo de discurso de sempre, do tipo que não vai exatamente ao ponto. Mas chegou a entrar no clima e a usar um vocabulário mais solto. Quando perguntaram o quanto a sua relação com Beto Richa (PSDB) tinha azedado, ele respondeu: “Não pode azedar, por isso que precisa ter tempero”.
“O governo que vai no navio foi eleito com os votos dos náufragos, mas vem governando para os que estão dentro do navio, tomando o cuidado de generosamente jogar boias para evitar afogamento, por fome, mas sem a ousadia de jogar escadas para retirar os náufragos do mar.”
Lata velha
Falando em ônibus e em prefeitura: uma resposta da Urbs a pedido de informações do vereador Bruno Pessuti (PSC) revelou que há 25 ônibus expresso biarticulados andando pela cidade com idade acima do permitido pelo contrato com as concessionárias. As empresas deveriam substituir os ônibus antes de eles chegarem a dez anos de rodagem, mas 21% dos biarticulados vermelhos estão com vida útil vencida e ainda seguem circulando. No total, são 121 ônibus que estão rodando fora do prazo previsto em contrato.
Eduardo Cunha
Depois de sofrer uma derrota no “distritão”, o presidente da Câmara dos Deputados manobrou e conseguiu emplacar o financiamento privado de campanhas na Constituição.
Cassio, Beto e Ducci
A Câmara de Curitiba resolveu colocar no ar a prestação de contas de três anos da prefeitura da cidade para que os cidadãos possam ver o que está lá dentro. São três processos que ainda não passaram pelo crivo dos vereadores e que vão a plenário. Normalmente, a Câmara só disponibilizava os dados depois da análise da Comissão de Economia, já com o relatório pronto para ir a plenário. Agora está pondo tudo em público ao receber do Tribunal de Contas. Os processos a serem julgados envolvem as gestões de Cassio Taniguchi, Beto Richa e Luciano Ducci. Tudo em www.cmc.pr.gov.br
Edson Praczyk
O deputado estadual está sendo investigado por suposto uso de fantasmas em seu gabinete e ainda fez um pronunciamento polêmico criticando os jornalistas que noticiaram a denúncia.
Francischini pop?
O deputado federal Fernando Francischini (SD) anda comemorando a repercussão de sua atuação na internet. Publicou nesta semana um post comentando que seu Facebook teve 30 milhões de interações. O número de “curtidas” na página chega a 408 mil. Muito mais do que o próprio governador Beto Richa (PSDB), que hoje tem 243 mil curtidas.
Colaborou: Rogerio Waldrigues Galindo
Recuperação judicial no agronegócio dispara com custo maior, preço menor e clima
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Podcast: as respostas de Tarcísio em temas que podem desgastar sua imagem
Quais os efeitos da condenação de Ronaldo Caiado e de Sandro Mabel
Deixe sua opinião