Aseparação das obrigações ainda não resolveu totalmente a disputa entre o governo do Paraná e prefeitura de Curitiba na questão do transporte público. É que o estado ainda tem uma dívida com o município. Na sexta-feira (20), a prefeitura anunciou publicamente que está bancando dois terços do vale de motoristas e cobradores. Segundo o post colocado no Facebook, o governo devia pagar um terço e a prefeitura outro (a terceira parte cabe às empresas). “Porém, diante da dificuldade financeira do estado, a Urbs está repassando o valor. (...) Ao honrar com parte que caberia ao governo estadual, a Urbs afasta a possibilidade de greve no transporte metropolitano”, diz o texto. Atravessando uma série crise financeira, o Palácio Iguaçu (foto) mira a aprovação do “pacotaço” na Assembleia Legislativa para voltar a respirar.
Conselheiro
Ezequias Moreira, secretário de Cerimonial e Relações Internacionais, tem mais uma função no governo Beto Richa (PSDB). Foi escolhido para o conselho de administração da Sanepar, com mandato até 2016. Ezequias ficou famoso como réu do caso da “sogra fantasma” na Assembleia Legislativa. Seu processo no Judiciário continua tramitando.
Quem é o líder?
O PSC, maior bancada da Assembleia Legislativa, passa por uma pequena rusga interna. Líder da bancada, Paranhos ficou contra o pacote do governo. Nove dos doze deputados, porém, ficaram a favor. Com isso, surgiram rumores sobre troca de liderança. Na sexta-feira (20), um grupo de deputados tinha reunião em Curitiba. O líder, ao ser questionado, disse que não sabia de nada – estava em Cascavel e só voltaria à capital na segunda-feira (23). Mas disse acreditar que tudo está tranquilo em seus domínios.
Ministério Público Federal
O órgão apresentou na sexta-feira (20) à Justiça cinco ações civis de improbidade administrativa para cobrar R$ 4,48 bilhões de seis empresas e executivos envolvidos na Lava Jato.
Ainda nada
Na segunda-feira (23), o clima na Assembleia até pode ser quente, em função do “pacotaço” do governo, cuja solução ainda parece distante. Mas votação, mesmo, não vai acontecer. É que as comissões temáticas continuam sem estar instaladas, e não há nenhum projeto pronto para ir a plenário.
Tribunal de Contas
Em meio ao discurso oficial de austeridade que tomou conta do Paraná, o Tribunal de Contas do Estado (TC-PR) decidiu pagar auxílio-moradia a 20 funcionários, entre eles todos os conselheiros. O benefício será de R$ 4,3 mil mensais.
Pró-Paraná
O movimento Pró-Paraná organiza nesta segunda-feira (23), às 16h, uma palestra com o deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB). O tema será a “conjuntura político-parlamentar e a Defesa de novos critérios para nova delimitação dos Novos Limites do Mar Territorial”. O movimento Pró-Paraná fica na Rua XV de Novembro, 621, 6º andar.
Pinga-fogo
“A presidente reaparece parecendo querer zombar da inteligência dos brasileiros ao atribuir o maior escândalo de corrupção da nossa história, patrocinado pelo PT, a um governo de 15 anos atrás.”
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Deixe sua opinião