Servidores ficaram na tarde desta quarta-feira (20) em frente da Assembleia Legislativa com cartazes de protesto diferentes. O texto diz: “Buzine contra o aumento do IPVA e pelo Fora Beto Richa”. A maioria dos motoristas que passava na rua, entre a Assembleia e o Palácio Iguaçu, buzinava. Até ônibus biarticulado aderiu ao criativo protesto. Por qual dos dois motivos, não se sabe…

CARREGANDO :)

Censurado (?)

CARREGANDO :)

Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, Nereu Moura diz que foi censurado na sessão da última terça-feira (19), encerrada mais cedo devido a protestos dos servidores nas galerias. Enquanto os manifestantes gritavam palavras de ordem, Alexandre Curi (PMDB) disse ao pé do ouvido do presidente da Casa, Ademar Traiano (PSDB), para que encerresse a sessão para que Nereu, o próximo inscrito e defensor do funcionalismo, não fale da tribuna. Um minuto depois, o tucano de fato suspendeu os trabalhos do dia. Em sua defesa, Traiano disse que não pode se responsabilizar por comentários de outras pessoas.

O sombra

 
Publicidade

A “marotice” ocorreu na sessão de terça-feira (19) da Assembleia Legislativa. Enquanto o líder do governo na Casa Luiz Claudio Romanelli (PMDB) era entrevistado pela TV 15, hospedada no site oficial do senador Roberto Requião (PMDB), o deputado estadual Requião Filho (PMDB, foto), filho do senador, protestava atrás contra o governador Beto Richa (PSDB). Com um adesivo com os dizeres “Fora Beto Richa!” e a cara de quem está fazendo “arte”, Requião Filho deixou o seu recado.

PR na vice-presidência

Vice-governadora do estado e coordenadora do Escritório de Representação do Paraná em Brasília, Cida Borghetti (Pros), acompanhada de parte da bancada do estado na Câmara, se reuniu nesta quarta-feira (20) com o vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB). Foi pedir a revisão da medida provisória que pode transferir cerca de mil quilômetros de rodovias federais para o estado. A transferência, segundo a vice-governadora, resultaria num impacto de R$ 200 milhões ao ano para o Paraná.

Francischini de volta 1

O encontro com Temer foi um dos últimos atos de Osmar Bertoldi (DEM) na Câmara Federal. Como Fernando Francischini (SD) reassumiu o mandato na terça-feira (19), Bertoldi retorna à suplência.

Francischini de volta 2

Francischini volta ao cenário político menos de duas semanas após deixar a Secretaria de Segurança Pública, desgastado pelo o que ficou conhecido como a “Batalha do Centro Cívico”, quando policiais entraram em confronto com professores no último dia 29.

Mudanças na Paranaprevidência

O pleno do Tribunal de Contas vai decidir nesta quinta (21) se homologa ou não a decisão do presidente da Corte, Ivan Bonilha, que arquiva o pedido de suspensão das alterações na Paranaprevidência. Apesar de ser improvável que os demais conselheiros revertam a decisão do presidente, somente após a homologação a medida poderá ser alvo de recurso.

Publicidade

Inconstitucional

Autor da medida cautelar, o Ministério Público de Contas (MPC) alega que as mudanças na previdência estadual sancionadas pelo governador Beto Richa (PSDB) são “inconstitucionais, ilegítimas e ilegais”, porque não preservam o equilíbrio financeiro e atuarial da previdência, conforme prevê a Constituição Federal.

A velha cartilha do marketing: a encenação entre o mau e o bom. Um anuncia medida dura, impopular; o chefe desautoriza publicamente.

Márcia Fruet,  primeira-dama de Curitiba, criticando a desautorização dada pelo governador Beto Richa (PSDB) ao secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, que falou em vender ações da Copel e da Sanepar para reforçar o caixa do estado.

Colaboraram: Amanda Audi, Carlos Eduardo Vicelli, Euclides Lucas Garcia e Rogerio Waldrigues Galindo.