A participação do vereador Joaquim Donizete do Carmo (PDT) em um torneio de sinuca abriu a primeira crise interna na atual Legislatura da Câmara Municipal de Londrina. Carmo faltou à sessão com base em um atestado médico, devido a uma cirurgia nas pálpebras. Conhecido como "Gaúcho Tamarrado", o vereador tinha um atestado de dez dias, a partir de 31 de outubro. Ele voltou ao Legislativo ontem, abrindo mão do restante dos dias.
Depois de uma reunião com integrantes da mesa executiva e da Comissão de Ética da Câmara, que durou mais de 40 minutos, Carmo pediu para ter descontado do seu salário os R$ 400 referentes à sessão de terça-feira. Em entrevista coletiva, ele admitiu ter cometido um erro. Apesar disso, o presidente da Câmara, Rony Alves (PTB), informou que o caso será encaminhado para a avaliação da Comissão de Ética, que vai investigar a conduta do pedetista.
Ontem, Carmo chegou à Câmara uma hora depois de iniciada a sessão, sem dar entrevistas. Ele só falou depois da reunião, quando disse estar arrependido de ter ido ao jogo "por causa da repercussão". "Não vim na sessão [de terça-feira] porque eu não estava bem. Comecei a melhorar no fim da tarde. Acabei jogando para não perder por W.O.", declarou o pedetista, lembrando que a sessão daquele dia acabou cedo. "Errar é humano, mas persistir no erro é burrice", disse.
Segundo Alves, foram encaminhados quatro questionamentos à Procuradoria da Casa: sobre a falta na sessão de 31 de outubro; o pedido de Carmo para ter o salário descontado; a atuação dele na sessão de ontem, mesmo com atestado; e o encaminhamento para a Comissão de Ética. Com as faltas nos dois últimos dias, Carmo acumulou nove ausências em 74 sessões deste ano. Todas as faltas foram justificadas.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Deixe sua opinião