A partir desta terça-feira (20) a Justiça Federal entra em recesso de final de ano e todos os processos ficam suspensos, inclusive os referentes à Operação Lava Jato. Os trabalhos voltam ao normal apenas no dia 9 de janeiro, mas com as férias do juiz federal Sergio Moro, que terminam apenas no final do mês, a Lava Jato será conduzida pela juíza substituta Gabriela Hardt.
Esta não é a primeira vez que a magistrada toma a frente da 13ª Vara Federal, onde correm os processos da Lava Jato. No ano passado Moro também tirou férias em janeiro e Gabriela assumiu os trabalhos da operação até o retorno do magistrado.
Quem é Sérgio Moro? Mitos e verdades sobre o juiz da Lava-Jato
Leia a matéria completaOs prazos processuais, porém, ficam todos suspensos até o dia 20 de janeiro em toda a Justiça Federal. Até lá, não está marcada nenhuma audiência da Lava Jato em Curitiba. Até o dia 9 de janeiro, durante o recesso, a Justiça trabalha em regime de plantão.
As férias de Moro não significam necessariamente que não haverão novas fases da Lava Jato até o final de janeiro. Em 2015, por exemplo, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró foi preso no dia 13 de janeiro ao desembarcar no Rio de Janeiro de uma viagem internacional.
Apesar de Moro estar de férias, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal continuam a trabalhar normalmente. No Ministério Público Federal (MPF), o recesso começa nessa terça-feira (20) e vai até o dia 9 de janeiro. Já a Polícia Federal (PF) não fará nenhuma pausa. Segundo a assessoria de imprensa, haverá uma escala interna, mas o órgão continuará trabalhando normalmente.
Braga Netto repassou dinheiro em sacola de vinho para operação que mataria Moraes, diz PF
Defesa de Braga Netto diz que provará que não houve obstrução das investigações
Parlamentares de direita e integrantes do governo repercutem prisão de Braga Netto
Da revolução à ruína: a fraqueza original que selou o destino do comunismo soviético
Deixe sua opinião