O Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, registrou 12 cancelamentos entre 5h30, horário em que abriu, e 10h desta segunda-feira (17). O número corresponde a 15,6% das 77 decolagens programadas. Esta segunda-feira (17) é o primeiro dia útil de funcionamento com as pistas principal e auxiliar reduzidas.
Segundo as duas principais companhias aéreas, TAM e Gol, os vôos cancelados não deixaram de existir, mas passaram a sair do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo.
Ainda em Congonhas, três partidas tiveram atrasos de uma hora ou mais até 10h, o equivalente a 3,9% do total. O aeroporto abriu no horário previsto, às 5h30.
As mudanças em Congonhas foram anunciadas pelo Ministério da Defesa na quinta feira (13) e começaram a valer no sábado (15). As pistas principal e auxiliar foram reduzidas em 150 metros em cada cabeceira para criação de áreas de escape.
Assim, a pista principal passou de 1940 metros para 1640 metros, enquanto a auxiliar foi alterada de 1435 metros para 1195 metros. Não foram registrados atrasos em Congonhas no fim de semana.
Nesta segunda-feira, a situação no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Cumbica, Guarulhos, na Grande São Paulo, também é tranqüila. Segundo a Infraero, das 90 partidas programadas entre 0h e 10h, cinco registraram atraso de uma hora ou mais e três foram canceladas. A visibilidade em Cumbica é boa e o aeroporto opera normalmente.
Mudanças
Na sexta-feira (14), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) enviou comunicado às companhias aéreas para que façam os cálculos sobre o desempenho de suas aeronaves com a redução das pistas do Aeroporto de Congonhas (SP). Os cálculos serão analisados pelos técnicos da Anac.
De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil, as restrições ocorrem com notificação de NOTAM (aviso aos aeronavegantes) emitido pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA). O documento determina as novas disponibilidades no comprimento da pista.
Segundo a agência, "a pintura de novas marcações de toque está condicionada à transferência de local dos sistemas GS (Glide Slope) - que são ondas de rádio pela qual as aeronaves passam e o PAPI (sistema de iluminação térrea de pista). Tais providências ocorrerão em um segundo momento".
A TAM anunciou na quinta-feira (13), que já a partir deste final de semana 15 e 16 de setembro os pousos e decolagens com as aeronaves Airbus A319 e A320 serão realizados exclusivamente na pista principal do aeroporto.
Acordos com governo e oposição dão favoritismo a Alcolumbre e Motta nas eleições no Congresso
Rússia burla sanções ao petróleo com venda de diesel e Brasil se torna 2º maior cliente
As prioridades para os novos presidentes da Câmara e do Senado
A classe média que Marilena Chauí não odeia: visitamos a Casa Marx, em São Paulo
Deixe sua opinião