A oito dias da convenção municipal do partido, marcada para 23 de junho, o PMDB de Curitiba voltou a demonstrar que está completamente dividido na escolha da posição que a legenda tomará na eleição para prefeito. Ontem, a ala que defende a candidatura própria do ex-deputado e ex-prefeito Rafael Greca divulgou um vídeo em que o vice-presidente da República e presidente licenciado do PMDB nacional, Michel Temer, defende o nome de Greca. Em resposta, o grupo que prega uma aliança com o atual prefeito Luciano Ducci (PSB) classificou a estratégia como um "ato de quem sabe que vai perder".
A declaração de Temer foi gravada durante um encontro em Brasília, que reuniu o vice-presidente, Greca e o senador Roberto Requião, que preside o PMDB de Curitiba. No vídeo, o vice-presidente da República diz que é importante para o partido ter candidato em todos os municípios do país, sobretudo em cidades prósperas como Curitiba. "O Rafael Greca tem uma história que enobrece e engrandece o PMDB. É por isso que venho dizer viva o PMDB por tê-lo escolhido [como candidato]", afirma Temer no vídeo.
O nome de Greca é defendido por Requião desde o início das discussões em torno da eleição marcada para outubro. Também em vídeo divulgado na internet, o senador declarou que aqueles que o desafiam e apoiam o candidato do governador Beto Richa (PSDB) estão "atrás de carginhos, de pequenas vantagens pessoais, de emendinhas". "Temos candidatos sem nenhuma proposta, sem nenhuma experiência, e tentam fazer com que o partido entre nesse jogo. A impressão que tenho é que estamos cercados por fisiológicos", criticou.
Seguindo a mesma linha de crítica e comemorando o apoio de Temer e da direção nacional peemedebista, Greca disse ontem que tem maioria para vencer "serenamente" a convenção. "[Quem é contra a nossa candidatura] são duas ou três pessoas que têm emprego na prefeitura."
Aliança
O secretário-geral do PMDB de Curitiba, Doático Santos, ironizou o apoio de Temer a Greca e também garantiu que tem a maioria dos 110 votos para vencer a convenção e levar o partido para uma aliança com Luciano Ducci. No mês passado, inclusive, o prefeito apresentou uma proposta formal de aliança aos peemedebistas.
"Não passou de uma cerimônia de beija-mão, uma tentativa desesperada do Greca de garantir a candidatura", argumentou Doático.
Perda de contato com a classe trabalhadora arruína democratas e acende alerta para petistas
Bolsonaro testa Moraes e cobra passaporte para posse de Trump; acompanhe o Sem Rodeios
BC dá “puxão de orelha” no governo Lula e cobra compromisso com ajuste fiscal
Comparada ao grande porrete americano, caneta de Moraes é um graveto seco
Deixe sua opinião