• Carregando...

O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Luis Carlos Bueno, afirmou nesta quinta-feira, em Brasília, que, com a convocação de 149 controladores militares para formar uma força-tarefa, o tráfego aéreo está livre em todos os estados e os atrasos nos vôos a partir de agora "serão de responsabilidade das companhias aéreas".

- Todos os aeroportos estão livres para pousos e decolagens e estão operando normalmente. Pode ser que haja algum lugar de retenção, fruto ainda de não ter chegado o número suficiente de aviões.

A convocação da Aeronáutica foi decretada às 3h da madrugada desta quinta-feira, horário em que, segundo Bueno, "todo o tráfego aéreo do país estava paralisado". Os controladores participaram primeiro de uma reunião na sede do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta) para determinar novas escalas de trabalho. Eles são obrigados a cumprir a convocação e devem ficar em alerta até que a situação esteja normalizada.

Ainda segundo Bueno, sete controladores de vôos de outros estados foram remanejados para Brasília. Onze profissionais da reserva estão em treinamento e devem começar a trabalhar no Cindacta já na próxima segunda-feira. Este movimento, segundo a Aeronáutica, é para evitar que o caos registrado nesta quinta-feira se repita na volta do feriado prolongado.

A previsão do comandante é que todas as operações nacionais sejam normalizadas já na próxima semana. Bueno negou ainda que a operação-padrão dos controladores aéreos possa reduzir o nível de segurança dos passageiros em trânsito.

- Não acredito e posso afirmar que não há nenhuma possibilidade de falta de segurança em vôo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]