"Eles foram cooptados pelo governo, mas agora alguns querem retornar."
Alex Canziani, presidente estadual do PTB, sobre o fato de o partido ter conseguido eleger 24 prefeitos em 2004 e ter perdido vários para o PMDB.
A Assembléia Legislativa faz a abertura do período legislativo na quinta-feira. O governador Roberto Requião (PMDB) vai apresentar aos deputados na sessão especial o projeto para os próximos quatro anos de administração. Pelo Regimento Interno, os parlamentares já podem realizar votações, mas dificilmente algum projeto entrará em pauta no primeiro dia de sessão.
Parentes A proposta de emenda constitucional (PEC) que proíbe o nepotismo no serviço público será uma das primeiras a começar a tramitar na Assembléia. O deputado Tadeu Veneri (PT) disse que está juntando as 18 assinaturas necessárias para que a emenda possa ser apresentada. A mesma tentativa de proibir a contratação de parentes em órgãos públicos foi feita no ano passado, mas a bancada governista impediu a aprovação.
Falhas O deputado federal Rodrigo Rocha Loures (PMDB) diz que setores da indústria querem um reforço nas medidas provisórias e projetos de lei que compõem o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O paranaense participou do Fórum Nacional da Indústria e as 42 entidades representativas decidiram reivindicar mudanças no projeto, principalmente no que diz respeito à reforma tributária.
Desconto O deputado federal Cézar Silvestri (PPS) é um dos parlamentares que defende mudanças no PAC. Apresentou emenda que estende os incentivos fiscais oferecidos às empresas de TV digital para as produtoras de equipamentos hospitalares e às importadoras dos modelos que não tiverem similares fabricados no Brasil. Para ele, a falta de incentivos para a compra dos equipamentos sucateia os aparelhos de hospitais públicos, prejudicando a população mais pobre que não pode pagar planos de saúde.
Constrangimento O presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, não quer que membros do partido aceitem cargos em prefeituras. A medida visa facilitar e incentivar o surgimento de candidaturas a prefeito em todo o Paraná. "O PPS não é contra a entrada de seus filiados em cargos executivos municipais. Mas é preciso deixar claro que, ao aceitar o cargo, o filiado está agindo em seu nome e não em nome do partido. Isso evitará constrangimento quando lançarmos nossas candidatura próprias".
Normal O chefe de gabinete do governador, Vanderlei Iensen (PMDB), um dos escolhidos por Requião na reforma do secretariado, não concorda com a polêmica sobre a criação de cargos de assessorias especiais e coordenadores de regiões metropolitanas. "O Paraná está com a economia ajustada em relação a outros estados e há necessidade de mais pessoal para ampliar os programas de governo", afirmou.
Barrado Alguns deputados têm dúvidas sobre a rediscussão do projeto antinepotismo. Apesar de ter votado a favor da emenda que proíbe a nomeação de parentes, Luís Carlos Martins, líder do PDT teme que seja novamente rejeitada pelos governistas. "Não subscrevo mais projeto nesse sentido, o desgaste é muito grande. Não podemos criar falsa expectativa, senão parece que estamos brincando com a paciência do povo", disse. A Assembléia, segundo ele, levanta a polêmica e no fim o projeto acaba não sendo aprovado.
Fiscal O vice-governador Orlando Pessuti (PMDB) vai começar a desempenhar a missão repassada pelo governador de fiscalizar os programas, as obras de governo e a atuação de cada secretário. Pessuti vai coordenar um grupo seleto de membros do primeiro escalão que começa a trabalhar depois do carnaval.
Troca O secretário nacional do PSB, Carlos Siqueira, veio ao Paraná na sexta-feira para discutir com o presidente estadual, Severino Araújo, deputados estaduais e suplentes sobre a formação de uma executiva provisória. A mudança será feita porque o PSB não atingiu a cláusula de barreira no Paraná. Único deputado reeleito pelo partido, Reni Pereira é um dos indicados para a presidência. "O PSB tem que deixar de ser apêndice de outras siglas para fortalecer o partido", diz.
Pinga-fogo
O vice-prefeito Luciano Ducci e o deputado federal Gustavo Fruet deverão se encontrar na próxima segunda -feira. --- Ambos participam, no Hospital de Clínicas da UFPR, da entrega de equipamentos médicos adquiridos pela Secretaria Municipal da Saúde com recursos de emenda proposta pelo parlamentar. --- Até pouco tempo atrás, considerava-se que ambos poderiam disputar a mesma vaga, na vice de Beto Richa, em 2008. Depois de ser candidato à presidência da Câmara dos Deputados, porém, Fruet pode pensar agora em vôos mais altos. --- Beto Richa deve enfrentar um desafio importante a partir de amanhã, com a greve dos educadores das creches municipais. Cerca de 24 mil crianças freqüentam as creches.
STF inicia julgamento que pode ser golpe final contra liberdade de expressão nas redes
Plano pós-golpe previa Bolsonaro, Heleno e Braga Netto no comando, aponta PF
O Marco Civil da Internet e o ativismo judicial do STF contra a liberdade de expressão
Putin repete estratégia de Stalin para enviar tropas norte-coreanas “disfarçadas” para a guerra da Ucrânia
Deixe sua opinião