Começou por volta de 11h45m o depoimento do doleiro Antônio Oliveira Claramunt, conhecido como Toninho da Barcelona, nas CPIs dos Bingos e dos Correios. Parlamentares da CPI do Mensalão também acompanharão o depoimento do doleiro, que cumpre pena de 25 anos na penitenciária de Avaré, em São Paulo, por lavagem de dinheiro, evasão de divisas e crimes tributários.
Em depoimento a uma delegação de 16 parlamentares da CPI dos Correios, no mês passado, em São Paulo, Toninho da Barcelona disse que operava para o PT durante a campanha de 2002, trocando dólares por reais. Barcelona disse que a operação era feita por vários dirigentes do partido, mas não apresentou provas. Ele quer negociar redução de pena em troca das provas.
O depoimento está sendo considerado pelos senadores um dos mais importantes da CPI dos Bingos, instalada no dia 29 de junho para investigar a utilização de casas de jogo para a prática de crimes de lavagem de dinheiro e o envolvimento de empresas concessionárias de apostas com o crime organizado.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Enquete: como o Brasil deve responder ao boicote de empresas francesas à carne do Mercosul?
“Esmeralda Bahia” será extraditada dos EUA ao Brasil após 9 anos de disputa
Deixe sua opinião