A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou hoje um convite para que a presidente da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Tereza Cruvinel, compareça à Casa para falar sobre uma fraude em um contrato da TV Brasil. Como é convidada, Cruvinel não é obrigada a comparecer. A comissão pretende realizar a audiência no início de abril.
O convite tem como origem um requerimento do líder do DEM, ACM Neto (BA). Sua intenção inicial era convocar a ministra Helena Chagas (Comunicação Social). Um acordo na comissão, porém, converteu a ideia em um convite à presidente da EBC.
Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo revelou que uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) encontrou indícios de fraude em um contrato da TV Brasil com a empresa Tecnet para a administração do sistema de arquivos digitais da emissora pública. Cláudio Martins, filho do ex-ministro de Comunicação Social Franklin Martins, é funcionário da empresa contratada.
E-mails internos mostram que Franklin pediu "prioridade zero" para o caso. O contrato foi assinado em 2009 depois de uma licitação conduzida com uma série de irregularidades, segundo o TCU. O tribunal afirma que até um documento falso foi usado pela empresa durante o processo de concorrência. A auditoria questiona ainda o fato de o documento usado para atestar a capacidade técnica da Tecnet ter sido fornecido pela Rede TV!. Sócio majoritário da Rede TV!, Amilcare Dallevo Júnior é também dono da Tecnet.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia