A Comissão Especial da Reforma Política adiou por duas sessões plenárias da Câmara dos Deputados a votação do parecer final do relator do projeto, deputado Henrique Fontana (PT-RS). A votação estava prevista para esta quarta-feira (23), mas, como houve pedido de vista ao novo texto do relator, foi transferida para a próxima semana.
Fontana alterou o seu texto para acolher algumas das 81 emendas propostas pelos deputados ao seu parecer, que havia sido apresentado no dia 26 de outubro. Fontana informou que acatou boa parte das propostas da emenda substitutiva apresentada pelo ex-relator da reforma política, deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO). Entre elas está o financiamento público exclusivo de campanha.
O relator também informou que aceitou emenda de outros deputados, entre elas, a que visa diminuir para 30 anos a idade mínima para se concorrer ao Senado. Outra que estabelece eleições municipais, em dois turnos, nas cidades com mais de 100 mil habitantes atualmente o segundo turno ocorre em municípios com mais de 200 mil eleitores.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura