A presidente Dilma Rousseff disse nesta quinta-feira (22) que a aprovação do projeto que cria a Comissão da Verdade é importante para o Brasil e até para a imagem do país no mundo. Na terça-feira (20), Dilma participou ao lado do presidente dos EUA, Barack Obama, de reunião sobre transparência dos governos. E a posição do governo brasileiro é de considerar importante para essa transparência propostas como a Comissão da Verdade e a Lei de Acesso à Informação.
"Acredito que é importante a aprovação da Comissão da Verdade. É importante para o Brasil, é importante para a posição do Brasil diante do mundo", disse Dilma. "Sempre fui a favor [da Comissão]".
O Palácio do Planalto considerava importante que a Comissão da Verdade fosse aprovada justamente no momento em que Dilma estava em Nova York, com esse tipo de agenda. Por isso, os líderes negociaram a aprovação da proposta dentro das discussões sobre a aprovação da regulamentação da Emenda 29, um pleito da oposição.
Segundo parlamentares, Dilma entrou em contato com a ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, para acompanhar a votação e dar o aval para o texto final.