• Carregando...

A Comissão Nacional da Verdade terá ajuda de grupos estaduais análogos para investigar as violações aos direitos humanos ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985). A possibilidade de cooperação foi oficializada em norma publicada nesta terça-feira (02) no "Diário Oficial da União".

Segundo a resolução, a Comissão da Verdade "em princípio" não apurará aquilo que comissões estaduais com as quais tenha celebrado acordo de cooperação técnica já estiverem apurando.

Os grupos locais foram abertos, em sua maioria, por iniciativa de movimentos de defesa direitos humanos e vêm trabalhando desde o ano passado, quando a lei que criou a comissão nacional não havia nem sequer sido aprovada no Congresso.

Ao delegar parte do trabalho, a Comissão da Verdade responde a críticas de que sua estrutura --sete conselheiros, cada um com dois assessores-- não é suficiente para analisar em detalhe a massa de documentos necessária para narrar, de maneira completa, todas as violações (mortes, torturas e desaparecimentos) ocorridas na ditadura.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]