Comissão da Verdade vai analisar depoimento de Dilma
A Comissão da Verdade vai enviar, segundo o portal G1, um grupo de pesquisadores ao Conselho de Direitos Humanos de Minas (Conedh-MG). Eles pretendem acessar o arquivo com o depoimento que a presidente Dilma Rousseff concedeu, em 2001, sobre as sessões de tortura as quais foi submetida na época da ditadura em Juiz de Fora.
O presidente da OAB do Rio de Janeiro (OAB-RJ) Wadih Damous disse nesta segunda-feira (18) que a revelação dos detalhes das torturas aumenta a responsabilidade da Comissão da Verdade. Segundo ele, é muito difícil conter a "indignação e o nojo" diante do relato porque "são sofrimentos extraordinários que não encontram paralelo no cotidiano de nossas vidas".
"A indignação e o nojo a esses carrascos aumentam quando sabemos que muitos outros passaram pelos mesmos suplícios e que os verdugos, de acordo com o Supremo Tribunal Federal, não irão a julgamento", disse ele.
Periódicos como o argentino Clarín, o espanhol ABC e o espanhol El Mercúrio também repercutiram a divulgação das diferentes formas de tortura sofridas por Dilma. Eles ressaltaram o ineditismo das revelações.
CCJ deve passar para as mãos do Centrão e pautas conservadoras podem ficar travadas
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Conjuntura internacional pode concretizar acordo entre Europa e Mercosul, mas Lula quer o crédito
Podcast analisa o primeiro ano de Javier Milei como presidente da Argentina
Deixe sua opinião