A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (22), por 25 votos a 1, a indicação do ministro de Relações Institucionais, José Múcio, para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A indicação seguirá agora para o plenário do Senado. Múcio precisará receber 41 votos favoráveis para ser confirmado como ministro do TCU. Esta votação pode acontecer ainda nesta tarde.
Múcio foi indicado para o cargo na semana passada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), conterrâneo de Múcio, foi o relator da indicação na CAE. Assim como todos os colegas que usaram a palavra, o tucano fez diversos elogios ao indicado.
"O conhecimento real da administração pública é requisito real e neste sentido o currículo dele é mais que convincente", disse Guerra.
O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), foi outro a rasgar elogios. Ele destacou a atuação de Múcio na política. "A competência e a forma como o ministro atuou na vida pública, sua elegância e a forma construtiva com que sempre se portou nos leva a esta decisão de eleger um grande brasileiro para o TCU".
Além dos senadores de diversos partidos, deputados também compareceram a audiência. Múcio é deputado licenciado. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), também compareceu à audiência.
Múcio resumiu o que significa o momento para ele. "Este momento é tudo para a vida de um político".
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre