Por dez votos a oito, a Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) rejeitou requerimento do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) que propunha a viagem de uma comissão de senadores à Venezuela. O convite foi proposto pelo prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, que participou de audiência pública na CRE na terça-feira. Ele é um dos principais opositores do presidente Hugo Chávez.
Por esta razão, o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), orientou a base aliada pelo voto contrário ao requerimento sob alegação de que a visita de uma delegação brasileira a convite de um líder da oposição poderia ser entendido como "intromissão" na política interna venezuelana.
Logo após a rejeição, os senadores passaram a debater o protocolo de adesão de Venezuela no Mercosul. O relator da matéria, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) é contrário à inclusão do país no bloco. No entanto, a maioria da comissão deve seguir o voto em separado do líder governista, senador Romero Jucá (PMDB-RR), favorável à adesão.
Polícia isola prédio do STF após explosão de artefatos na Praça dos Três Poderes
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast