A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado vai sabatinar na próxima terça-feira (7) Alexandre Tombini, escolhido pela presidente eleita Dilma Rousseff para presidir o Banco Central. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (2) pelo líder do PT na Casa, Aloízio Mercadante (PT). A previsão é que após a sabatina e a aprovação na comissão, a indicação possa ser votada em plenário no mesmo dia.
"Nós marcamos para a próxima terça-feira a sabatina do presidente Tombini. Provavelmente o governo vai indicar mais um diretor para a vaga que era dele, mas nós devemos fazer esta outra sabatina em outro momento", afirmou Mercadante.
Tombini é atual diretor de Normas do Banco Central e foi escolhido por Dilma para suceder Henrique Meirelles no comando do banco. Ele é considerado mais aberto ao diálogo com o Ministério da Fazenda e é um estudioso do sistema de metas de inflação, que dita a política de juros.
Segundo Mercadante, a indicação de Tombini deve ser formalizada pelo presidente Lula ainda nesta quinta-feira. "Conversei ontem com o presidente Lula e o presidente Meirelles e deve se formalizar a indicação ainda hoje".
O líder do PT acredita que a aprovação do nome do novo presidente do Banco Central deverá ser tranquila. "É um nome que já foi sabatinado pelo Senado, porque ele já é diretor. Ele é conhecido, já participou de debates antes aqui e não identificamos nenhuma dificuldade política".
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast
Eleição para juízes na Bolívia deve manter Justiça nas mãos da esquerda, avalia especialista