A Comissão Especial para a analisar mecanismo que permite ao governo usar livremente 20% do Orçamento deve ser criada nesta quinta-feira (22) na Câmara, disse o presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS).
"A Comissão deve ser instalada hoje [quinta-feira] para iniciar o prazo de emendas ao projeto," disse Maia. "Essa é uma questão que nós vamos ter que tratar com uma certa celeridade."
O instrumento que autoriza o governo a utilizar parcela do Orçamento como quiser está inserido numa Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A PEC prorroga o vencimento do mecanismo de 31 de dezembro deste ano para dezembro de 2015.
Conhecido como Desvinculação de Receitas da União (DRU), o mecanismo foi aprovado na terça-feira (2) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e agora será analisado pela Comissão Especial.
TramitaçãoPor ser uma PEC, a proposta tem uma tramitação específica. Depois de aprovada na Comissão Especial, ainda deve ser analisada pelo plenário em dois turnos para então ser encaminhada ao Senado.
Segundo o presidente da Câmara, a matéria deve ser concluída no Congresso até 21 de dezembro, quando começa o recesso parlamentar. Por esse motivo, o governo tem pressa na aprovação.
Mas o DEM, partido que integra a oposição à presidente Dilma Rousseff, já avisou que irá trabalhar para "alongar" a discussão.
No Senado, tramita proposta semelhante à da Câmara, para tentar evitar que o governo perca a possibilidade de desvincular parte de sua receita.
A Comissão será formalmente criada no início da noite desta quinta-feira. Os partidos já começaram as indicações de nomes para o grupo, que terá 26 integrantes, de acordo com a Secretaria Geral da Mesa da Câmara.
Lula tenta se aproximar do favorito à presidência da Câmara, mas Hugo Motta quer independência
Maduro fala em usar tropas do Brasil para “libertar” Porto Rico; assista ao Sem Rodeios
Guinada da Meta pode forçar desvio de rota de STF e Lula quanto à censura nas redes
Enquete: você acredita que a censura nas redes sociais vai acabar após a declaração de Zuckerberg?
Deixe sua opinião